Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Palestra sobre boas práticas de manejo

                                                 Eduardo Shalders já esteve na Colagua palestrando

Acontece na próxima quinta-feira, 29, ás 19h, na sede da Colagua a palestra “Cuidados na Vacinação do Rebanho”. O objetivo é mostrar para produtores de leite, as boas práticas de manejo na vacinação do rebanho. Quem vai comandar o bate papo é o médico veterinário Eduardo Shalders, que representa a empresa Vallée.
“Vou abordar como fazer para uma imunização adequada do rebanho. Importante destacar a forma correta de vacinação, conservação de vacinas e manutenção dos equipamentos que aplicam os remédios”, comenta Eduardo. Uma boa oportunidade para tirar dúvidas com especialistas e ampliar o conhecimento na pecuária leiteira.

Vá lá:

Hora: 19h
Local: Sede Colagua- BR 482- Guaçuí

Palestra: “Cuidados na Vacinação do Rebanho”

domingo, 25 de outubro de 2015

Presidente da Colagua acredita em sucessão familiar no leite

                                          Burthon acredita nos mais jovens e no futuro da pecuária leiteira
  
A sucessão familiar na cadeia produtiva de leite é um desafio no Brasil e no mundo, pois os jovens estão perdendo o interesse em continuar na atividade por várias questões. Mas quando a fazenda é rentável e bem estruturada, torna-se um incentivo para esse jovem planejar o seu futuro no campo. O presidente da Colagua, Burthon Moreira, é um defensor da sucessão, principalmente pensando no futuro da própria cooperativa para compor o quadro administrativo.

“A sucessão é um ponto que precisa ser pensado de uma maneira muito delicada, algo que ocorre dentro do seio da família. A melhor maneira de sucessão precisa ser definida dentro de casa, pois o modelo de produção antigo, onde prevalecia as grandes propriedades dotadas de muitos funcionários, com a produtividade baixa de produtos, não funciona mais e não oferece renda. Nós da cooperativa estamos insistindo na questão da assistência técnica e transferência de tecnologia, quando se leva informação você quebra paradigmas, existe um ganho melhor e mais qualidade de vida no campo. Estamos preocupados, queremos jovens capacitados, porque queremos que surjam novas lideranças na cooperativa”, conta Burthon.

 Além disso, tem a mudança no cenário no que diz respeito a leis trabalhistas e ambientais, falta a família planejar melhor a propriedade e agir como uma empresa de fato. “Os pais querem os filhos por perto, mas se for usado o sistema ultrapassado de produção, não é possível assegurar uma vida confortável do ponto de vista econômico. Sem dinheiro, os jovens do campo, automaticamente migram para a cidade, onde acabam encontrando desemprego, falta de segurança e também de moradia”, lembra o presidente.

A produção de leite é uma atividade complexa e exige conhecimento amplo em vários ramos, como sanidade, alimentação, bem-estar e manejo. Uma nova reorganização na estrutura familiar destacando a sucessão na administração dos negócios reflete também na cooperativa que precisa renovar ideias, as cadeiras do administrativo e fortalecer o mercado regional. Os jovens tem obrigação de dar continuidade à tradição da Colagua, mas ao mesmo tempo, fazer com que a empresa se adapte a novos tempos, com muitas informações e tecnologias.


“A cooperativa está caminhando para os 60 anos. O jovem do presente, que vai figurar no quadro da cooperativa no futuro, quando é feito o envolvimento dos mais jovens desde já é possível dar continuidade do negócio. O jovem geralmente aprendeu com o pai, você tem vários desafios, mas se a propriedade for tocada como empresa, o jovem é capaz de viver no campo com dignidade. O jovem precisa ser empreendedor, cooperativo e atendo às novas tecnologias”, finaliza Burthon.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Sucessão familiar na pecuária leiteira ainda é um desafio

                                     O sorriso no rosto de Maicon é de quem acredita na pecuária de leite

A história do leite na vida de Maicon Silva Nogueira, de 31 anos, começou desde a infância, quando criança observava o avô no trato com o gado, mas depois que a idade pesou, aos 83 anos, o avô se mudou para cidade e Maicon resolver dar continuidade a pecuária leiteira, na Fazenda do Barulho, zona rural de Guaçuí. Até tomar a atividade como principal renda, ainda trabalhou em fábricas de móveis na cidade, mas não durou muito tempo para enxergar na pecuária uma grande paixão. Nem a dedicação diária desanima o cooperado, que já entrou no rancking de qualidade de leite Colagua.


                                             Família unida e todos moram na zona rural

Quando começou com a pecuária, tinha apenas 12 vacas e conseguia retirar 30 litros por dia, hoje o pequeno produtor que trabalha sozinho, tem 65 vacas e tem conseguido produzir, mesmo com a estiagem, 110 litros por dia. O tanque, por enquanto, só recebe o leite produzido na propriedade, mas pertence à Associação da Cachoeira do Barulho. “Eu fico muito animado com a produção, nunca tive problema e sei muito bem, que o trabalho é árduo, principalmente com a falta de chuva”, lembra Maicon.
Além de se preocupar com a alimentação do rebanho, que tem sido à base de cana-de-açúcar e milho, o produtor também tem investido em inseminação artificial. “As bezerras que nasceram já são aqui da minha propriedade. Tento fazer tudo certinho porque acredito no negócio, sinto que mais jovens poderiam participar também da Colagua e dar continuidade a pecuária leiteira”, conta Maicon.
A sucessão familiar na cadeia produtiva de leite é um desafio no Brasil e no Mundo, pois os jovens estão perdendo o interesse em continuar na atividade por várias questões. Mas quando a fazenda é rentável e bem estruturada, tornasse um incentivo para esse jovem planejar o seu futuro no campo. O presidente da Colagua, Burthon Moreira, é um defensor da sucessão, principalmente pensando no futuro da própria cooperativa para compor o quadro administrativo.

“A sucessão é um ponto que precisa ser pensado de uma maneira muito delicada, algo que ocorre dentro do seio da família. A melhor maneira de sucessão precisa ser definida dentro de casa, pois o modelo de produção antigo, onde prevalecia as grandes propriedades dotadas de muitos funcionários, com a produtividade baixa de produtos, não funciona mais e não oferece renda. Nós da cooperativa estamos insistindo na questão da assistência técnica e transferência de tecnologia, quando se leva informação você quebra paradigmas, existe um ganho melhor e mais qualidade de vida. Estamos preocupados, queremos jovens capacitados, porque queremos que surjam novas lideranças na cooperativa”, conta Burthon.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Colagua aderiu ao "Outubro Rosa"

                                                        Funcionários animados com a campanha
Com o tema "Quem se toca. Previne!" o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim e a Casa de Apoio aos Portadores de Câncer, começaram uma grande campanha no mês de outubro que vem contagiando várias empresas que resolveram aderir ao movimento, foi assim que a Colagua resolveu fazer parte sendo representada por funcionários do administrativo. Com a camisa da campanha, todos também estão juntos no combate e prevenção do câncer de mama.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Cooperados participam do 1° Julgamento de Bezerras

                                                 
                                                O Julgamento foi uma atração também para a família

Durante as festividades da 57° Expoagro aconteceu o 1º Julgamento de Bezerras, que foi uma das novidades da festa. O evento foi realizado na manhã da terça-feira, 29, no parque de exposições, foram avaliadas 18 bezerras das raças Gir e Holandês de 15 produtores de Guaçuí. Os vencedores receberam premiação e reconhecimento pelo trabalho. Os organizadores contaram com o apoio da Colagua.

O julgamento foi feito pelo técnico da Associação de Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo (ACPGLES), Joedson Scherer. Foram observadas pelo juiz as características físicas do animal e analisados critérios como o pescoço fino, feminilidade, arqueamento e espaçamento das costelas que representa a força leiteira e outras características que permitem um bom desempenho produtivo e funcional do animal.


A premiação foi dividida por três categorias, muitos produtores participaram com mais de um animal, chegando a ganhar mais de uma vez no julgamento. Entre a premiação estavam cerca de R$ 3 mil, doses de sêmen, cesta com produtos Colagua, alimentação para o rebanho, medicamentos e troféus. Muitos cooperados Colagua ficaram entre os ganhadores, o que fortaleceu os trabalhos que estão sendo realizados no campo.

Para o presidente da Colagua, Burthon Moreira, a premiação é o resultado de muito trabalho que vem sendo feito nos últimos anos. “Tivemos animais que tiveram origem com sêmen comprado em nosso armazém. Essa qualidade só vem reforçar todo esforço que estamos fazendo na cooperativa”, destacou Burthon.

De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar, Wendel Amaral, a parceria da Colagua foi fundamental. "A Colagua foi um apoiador importante para a realização desta edição da Expoagro. O evento foi sucesso e isso foi fruto da confiança dos patrocinadores e apoiadores. Por isso, agradeço a todos que acreditaram na proposta de um evento voltado para o homem do campo e para o fortalecimento da agropecuária", afirma.



Confiram outros momentos do evento:


                      Associado o Sr. Isaias Lobato de Souza  participante do projeto de assistência técnica                          Coopttec e SEBRAE. Ganhador em 1º lugar na categoria 08 á 12 meses com a bezerra                          Aliança filha de Jayzi.





                          Associado o Otaníbio Lobato de Aguiar   participante do projeto de assistência                                     técnica Coopttec e SEBRAE. Ganhador em 2º lugar na categoria 08 á 12 meses com                             a bezerra Latifa filha de Granpix.



                        Associado Elias Moreira Ferreira  representado pelo seu filho Vandinho  com a                                    novilha filha de Alta do Touro Holandês Alta Dazter, compra realizada no armazém da                        Colagua.

                              Associado Elias Moreira Ferreira  representado pelo seu filho Vandinho Ganhador                              em    3º lugar  com a novilha filha do touro vaidoso da Silvana, compra de realizada                              no  armazém da Colagua.

                  Associada Maria do Carmo Tiradentes representada pelo seu esposo  Juliano  participante                   do projeto de Assistência Técnica Coopttec e SEBRAE. Ganhador em 1º lugar na                                 categoria 12 á 18 meses com a bezerra Filha de Jayzi.


                   Associado Márcio Rangel Borges Novo participante do projeto de assistência técnica                            Coopettec e Sebrae com a novilha Pinta Roxa filha do Lazarith




sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Colagua marca presença na Festa de Guaçuí


Parceiros da instituição fizeram questão de conferir o evento

A Cooperativa de Laticínios de Guaçuí, Colagua, participou da 57ª Expoagro de Guaçuí, que foi realizada entre os dias 25 e 29 de setembro. Um stand mostrando produtos da Colagua foi montado no Parque de Exposições, importante oportunidade para informar ao público a importância da cooperativa para o município, mas também para toda região do Caparaó. Na oportunidade, o público pode conferir de perto os produtos Colagua, conversar com funcionários, parceiros da instituição e cooperados.
Representantes da cooperativa também participaram da abertura do evento, que aconteceu no dia 25, no Teatro Municipal Fernando Torres, com uma palestra que abordou a produtividade do gado de leite e o custo baixo da atividade. A palestra deu um diagnóstico do setor leiteiro, contando com o zootecnista holandês e Mestre em Pecuária de Leite, Fokke Harmen Tolsma, como palestrante.


Confira alguns momentos da participação da Colagua: