Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Mesmo com a seca os números são positivos

                                Propriedade de João Carlos Ferreira Curty participante do projeto "Mais Leite"

A seca assola várias regiões do Espírito Santo, na comparação de produção leiteira do ano passado, houve uma redução de 15% na captação. Atualmente são 24 mil/litros de leite por dia, uma perda acumulada na Colagua de 35%. Mesmo com os números apontando queda, a tranquilidade da administração é que o problema poderia ser bem maior, mas graças a um grupo de 60 produtores que se dedicam ao projeto “Mais Leite” isso não aconteceu. Com um trabalho técnico intenso aos participantes aumentaram a produção, reduziram custos e também o número de animais. Exemplos de sucesso que precisam ser seguidos, por outros cooperados, quanto mais informação, melhor o setor leiteiro fica.

“Apenas, os 60 produtores do “Mais Leite” conseguiram diminuir a quantidade de vacas no rebanho, mas em contrapartida, aumentaram a lactação, só essas modificações foram capazes de aumentar a produção média em 20%, antes era de 6,6 litros/por dia e foi para 7 litros. Houve melhora também no intervalo entre partos de vacas. Outro destaque é na intensificação na área destinada a atividade, usando o aproveitamento ou diminuição. Um somatório de mudanças, com uma queda também do custo de produção do leite que chegou a 18,5%”, destaca o Presidente da Colagua, Burthon Moreira.

Os relatórios positivos incentivam a adesão de mais produtores, o “Mais Leite” está funcionando na Colagua há pouco mais um ano, o contrato foi renovado e segue nos atendimentos. De acordo com Carlos Reutemann Barbosa, Coordenador Técnico do Programa, a ajuda capacitada é importante, na Colagua essa parceria acontece através da consultoria, que também envolve o Sebrae. “O próximo passo é o planejamento do trabalho, quando são discutidas as atividades do dia a dia, levando sempre em consideração as condições de cada um, nesse ponto e durante todo o trabalho, tem que haver uma relação de confiança entre o produtor e o técnico, para que juntos consigam atingir o objetivo. Com o planejamento e desenvolvimento das atividades não conseguimos acabar com o problema seca, mas conseguimos minimizar os prejuízos, a ação pode ser determinante para a continuidade do produtor na atividade, e mais, não estamos falando somente de pequenos produtores e sim da atividade como um todo. O caminho é ser eficiente e profissional, em qualquer que seja sua atividade”, destacou o coordenador.


O último relatório que acompanha o trabalho, mostra ainda, que houve um salto grande no que diz respeito a qualidade do leite, havendo uma redução dos índices de CCF e UFC. “Mesmo com a seca houve ampliação do trato, o cultivo de espécies forageiras, faz a diferença no tratamento também, algumas alimentações são fornecidas diretamente e outras, em forma de silagem. A técnica de intensificação por piquete possibilitou o fornecimento de proteína, a custo baixo para o rebanho. Na maioria dos casos, sem a presença dos animais, com irrigação, base de funcionamento muito trabalho, a dedicação e a atitude do produtor também fizeram a diferença. O trabalho é inovador e eficiente, estamos acreditando e sentindo os resultados”, lembra o Presidente da Colagua.

Acompanhe mais fotos da propriedade:





domingo, 22 de novembro de 2015

Cooperados contabilizam prejuízos com a falta de luz


Mais uma vez o que se viu foi um descaso com os produtores rurais, o resultado do temporal do dia 22 de outubro foi sério para quem vive no campo. Muitos cooperados ficaram sem luz nas propriedades, a Colagua precisou fazer um esforço intenso para captar o leite, tudo praticamente em tempo real nas propriedades, o que aumentou ainda mais os custos, mas evitou que o leite fosse perdido. Dentro da cooperativa também foi um “caos”, para solicitar o religamento da energia, foram precisos cinco protocolos junto à operadora de energia responsável.

Esse tipo de acontecimento não é novidade, por isso, a administração da Colagua solicita a todos que tiveram problemas com falta de energia por muitas horas, perdas de leite, ou mesmo, equipamentos, que procurem a Colagua. Mas antes é preciso que o produtor entre em contato com a EDP, o 0800 da empresa consta na conta telefônica, depois que o produtor for atendido, o importante é anotar o protocolo. O número é a garantia da possibilidade de ressarcimento por danos.

Após o contato com a EDP, o cooperado precisa ligar para o responsável pela captação de leite da sua rota, se houver condições a equipe vai recolher o leite imediatamente, caso contrário, de posse do número de protocolo e uma declaração da Colagua, do volume de leite perdido com o valor pago pelo litro, o cooperado precisa se dirigir a uma agência da EDP para solicitar o reembolso. Importante destacar, que o leite perdido pela falta de energia não será pago pela Colagua, a cooperativa não pode se responsabilizar por um erro da operadora responsável pela distribuição de energia.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Colagua participa da Expo Saúde Gourmet 2015

                                                 Funcionários da Colagua participaram do evento
Uma feira de negócio com a cara de Guaçuí. Esse foi o resultado da Expo Saúde Gourmet 2015, que aconteceu na Pousada Vovozinho na última sexta-feira, 13, o evento reuniu empresas de vários segmentos, com o principal objetivo de fomentar a economia local, mas também dar um toque solidário beneficiando entidades filantrópicas, com recursos captados durante o evento. Iniciativa que mostrou a qualidade das empresas, a diversidade e o trato social. A Colagua teve destaque mostrando uma cartela de produtos tradicionais, que se destacam no comércio e estão no gosto popular há décadas.

De acordo com uma das organizadoras, Eliane Faria, o evento deve entrar para o calendário de Guaçuí. “Esse foi o primeiro evento que recebeu mais de duzentas pessoas. Adoramos a participação das empresas, a Colagua foi muito feliz na arrumação do stand e também apresentando a degustação dos produtos. Agora, vamos definir os lucros para poder contemplar instituições de caridade da cidade”, afirma Eliane.
A troca de ideias e o encontro de amigos também marcou a Expo Saúde Gourmet 2015. Os convidados saborearam rodízio de massas, petiscos, degustações, mesa mineira, árabe e muitas frutas. Além de curtirem muita música com a Mini Banda Retrô, houve sorteio de presentes, negociações entre expositores e convidados, troca de experiências e muita descontração.

Acompanhe o evento:




Fotos: Roberto Martins

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Palestra tira dúvidas de produtores


                                           Cooperados marcaram presença na palestra

Dê olho na imunização correta do rebanho. Esse foi o principal objetivo da palestra “Cuidados na Vacinação do Rebanho”, que aconteceu no dia 29 de outubro, na sede da Colagua. Em mais um ciclo de palestras, cooperados, funcionários e autoridades do segmento se reuniram em busca de qualificação. O palestrante foi o médico veterinário Eduardo Shalders, que representa a Vallée, empresa que sempre apoia as iniciativas da cooperativa.

“O objetivo principal foi passar para os produtores a forma correta de imunizar o rebanho. Apenas vacinar não é garantia que o seu gado vai ficar saudável. A técnica tem de ser feita de forma correta, com a manutenção dos equipamentos também é outro diferencial”, afirma o veterinário.


De acordo com o veterinário, está sendo estudado outro curso para ser oferecido na Colagua, desta vez, a ideia é dar um curso prático sobre criação e doenças de bezerros. “Ainda estamos em estudos, mas pode ser mais uma oportunidade de ampliar as informações. É sempre muito boa essa parceria com a cooperativa”, finaliza Eduardo. 

Acompanhe mais fotos do evento:





terça-feira, 10 de novembro de 2015

Divulgação de produtos em supermercados

                                            O consumidor Colagua aprova os produtos

A Colagua começou no último sábado, 7, um grande projeto de divulgação dos produtos da cooperativa. A ideia abraçada por funcionários tem como objetivo oferecer degustação, apresentando os treze produtos da empresa, mas, além disso, mostrar a qualidade, a preocupação com o cliente e o sabor do Caparaó.
O primeiro supermercado a ser visitado foi o Assis, em Guaçuí, o sabor e apresentação dos produtos impressionaram os consumidores. “As pessoas deram muita atenção, paravam experimentavam e conversavam também. Cada um tinha uma história para contar sobre a Colagua, outras pessoas, experimentaram os produtos pela primeira vez e aprovaram”, afirma Klaynne Ferreira Costa, assistente administrativa da Colagua.

A cooperativa no último ano vem reformulando todas as ações, principalmente no campo com busca de cursos, palestras e mudanças na rotina dos cooperados. O foco tem sido a melhoria da qualidade de leite, o aumento de produção e o fortalecimento da cooperativa, os resultados têm acontecido mês a mês. A expectativa é que novas ações de visitas a supermercados e contato com o consumidor, aconteçam na região.  

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Comunicação para o homem do campo

                                            
Mais de mil acessos no blog da Colagua, esse é o resultado de muito trabalho e compartilhamento de informações. A ideia de fazer uma plataforma na internet surgiu no mês de julho deste ano, uma continuidade do trabalho de assessoria de comunicação que já estava sendo feito mensalmente na cooperativa, com o Informe Colagua. As informações virtuais facilitaram, ainda mais, a divulgação das histórias de cooperados, dos eventos e do dia a dia do produtor de leite.

“O Informe Colagua completa dois anos no próximo mês, começamos mesmo para levar ao homem do campo as informações necessárias, mas de uma forma muito jornalística, com divulgação de histórias e projetos da cooperativa. O trabalho, que nunca havia sido feito dessa forma na Colagua, tem dado um ótimo resultado” lembra a jornalista responsável, Andresa Alcoforado, que coordena o blog e o Informe.

Importante destacar que as matérias que são veiculadas no Informe mensal, também são publicadas no blog, muitas vezes com mais informações, novas entrevistas e fotos, devido ao amplo espaço. O blog serve também para interagir com as redes sociais, ferramenta que tem feito diferença na comunicação de muitas empresas, inclusive da Colagua. Muitas empresas de comunicação acabam buscando na plataforma informações da cooperativa, o que amplia a divulgação.


quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Campanha de vacinação contra febre aftosa começou

                                                     O pecuarista não pode deixar de vacinar
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou no Espírito Santo, neste domingo (1). A ação acontece em todo o estado e vai até o final do mês de novembro, no dia 30. O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) é responsável pela coordenação.
Nesta etapa, deverão ser vacinados todos os bovinos e bubalinos (búfalos) de todo o estado. A expectativa do Idaf é que 2,3 milhões de animais sejam atingidos pela campanha em 33 mil propriedades.
Os próprios produtores ficarão responsáveis por vacinar os animais. As vacinas podem ser adquiridas em lojas agropecuárias que possuírem o cadastro, durante o período da campanha.
Quem não comprovar a imunização do rebanho estará sujeito a multas, que variam de R$300,00 a R$27 mil, além do impedimento da comercialização do gado até a regularização. A comprovação poderá ser feita pela internet, durante a campanha, ou nos escritórios do Idaf.


Fonte: Governo do Estado

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Cooperativa abre espaço para produtos de pequenos agricultores


                                               O mel é um dos produtos vendidos no armazém da Colagua

A Colagua abriu as portas do armazém para novos empreendedores do ramo de agroindústria, tem café, doces, mel e muitos produtos feitos na região. A ideia foi dar espaço para parceiros, para o consumidor e principalmente, visitante uma ótima oportunidade de encontrar tudo em um só lugar.

Sebastião Barreto é dos mais antigos apicultores de Guaçuí, Barreto como é conhecido, há 32 anos investe na produção de mel no município. Uma extensa lista de congressos em outros estados, reuniões e apoio a outros agricultores, que começaram também a investir na produção de mel.

“Guaçuí tem hoje 18 apicultores e uma associação, essa união tem feito a diferença na produção de mel regional. Na minha produção também fiz uma reforma na Casa de Mel, equipamentos novos e muita limpeza. Tudo para atender a nova legislação municipal, que tem fornecido o selo que dá mais garantia na hora da comercialização. As abelhas polinizam o mel na florada de eucalipto e a expectativa de produção deste ano é de cinco toneladas”, afirma Barreto.


O empreendedor Sander Vieira Paraíso Ferreira há três anos fez uma parceria com a Colagua, os doces em compotas produzidos pela família seguem direto para o armazém da cooperativa. “Minha família faz doces há 100 anos, minha proposta foi manter a tradição e tem dado muito certo. Fazemos doces de figo, banana e geleia de goiaba”, conta Sander.