Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Vizinhos viram sócios no leite

                                                     Vizinhos que encontraram estimulo no setor leiteiro

Nem todo mundo acredita em sociedade, mas com trabalho e gerenciamento dois pecuaristas do distrito de Santa Rita do Prata, em Varre Sai, estão provando que a parceria é viável e gera ótimos negócios. João Carlos da Silva e João Fernando Simões de Oliveira, não tem apenas o primeiro nome igual, a mesma vontade de encarar um trabalho sério, investir no setor leiteiro e alcançar resultados, levam os dois a mais coincidências. Há sete meses eles entraram para a cooperativa, deixaram de passar o leite para uma empresa privada, por acreditar no sentido do cooperativismo. Entraram para somar e já se destacam no rancking de qualidade, apresentado todos os meses no Informe Colagua.

                                                 Os animais foram inseminados na propriedade

Para João Carlos acreditar no potencial da propriedade faz toda diferença, antes trabalhava apenas com recria de fêmea, a produção de leite chegou depois da parceria com o vizinho. “A propriedade eu comprei de meu pai junto com meu irmão Emanuel, Fernando desde sempre foi nosso vizinho. Nós fazíamos a recria de fêmea e depois vendíamos o gado, João começou pegando os leites em baixo volume, depois nós vimos que deu certo e resolvemos fazer a parceria. Ele fez curso de inseminação e todos os animais foram feitos na propriedade mesmo”, destaca João Carlos. Que lembrou que o irmão Emanuel, também faz parte dos negócios dos dois.

                                                     Animais de ótima qualidade em todo sítio

Atualmente, a produção de leite diária gira em torno de 300 litros, com UFC de 58 e CCF 218. A qualidade ficou ainda mais comprovada, depois que eles abandonaram o tanque coletivo e separaram o leite no recipiente fornecido pela Colagua. Os dois são tão otimistas, que o próximo passo será investimento em piquetes, para elevar a produção diária para 500 litros e sem perder a eficiência.

Os dois eram cafeicultores e viram no leite uma atividade trabalhosa, mas lucrativa. “Arrendei as terras do meu pai, fui acabando com o café aos poucos e sempre tinha uma pequena produção leiteira. O aprendizado com a inseminação me fez acreditar mais, me orgulho em dizer, que todo nosso rebanho é feito na propriedade. Também passei muitos anos trabalhando com maquinário”, afirma João Fernando Simões.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Estradas ruins atrapalham a coleta


Caminhão que ficou agarrado por horas 

Choveu um pouco e logo veio frio, a combinação não foi nada boa para as estradas da região, principalmente algumas que são muito usadas na captação de leite da Colagua. Além das estradas principais, que em alguns trechos não recebem manutenção frequente, o motorista do caminhão ainda esbarra em caminhos dentro de propriedades que também não são cuidados. O resultado não é nada bom, caminhões presos, horas de trabalho e leite que demora a ser retirados dos tanques.

Quem vem sofrendo na pele esta dificuldade é o técnico especialista em qualidade, Leonardo Soroldone Barbosa, que vem acompanhando o trabalho em algumas propriedades, principalmente no momento da captação de leite, muitas vezes o veículo só é retirado com corrente e sendo puxado por máquinas. O planejamento de um dia inteiro é desperdiçado, pelas péssimas condições da estrada.

                                                 Falta de manutenção agrava a situação nas estradas

“Noto que na região que a bacia leiteira é forte, a conservação dos trechos é até melhorada, mas aquelas onde propriedades de café estão em maioria, a situação é pior. A culpa não é apenas de governos, trechos dentro de propriedades também estão muito ruins e principalmente pontes. Minha preocupação é com a acidez do leite, quando o produto em uma qualidade muito boa, claro que isso não acontece, mas se o produtor não em essa preocupação o risco é maior”, destaca Leonardo.  

sábado, 11 de junho de 2016

Equipe da Colagua visita cooperados na Prata

                                                A troca de informações reforça a busca por melhorias 

Uma dupla de amigos, parceiros e sócios. Essa será a matéria principal do Informe Colagua no mês de junho. O destaque vem do distrito de Santa Rita do Prata, em Varre Sai, no noroeste do Rio de Janeiro, bem na divisa com Guaçuí. Os cooperados resolveram há alguns meses encaminhar o leite para Colagua, encontraram na cooperativa apoio e responsabilidade. Importante lembrar que os cooperados investiram em qualidade, tanto do rebanho como na retirada do leite. Todos os detalhes no Informe Colagua. Não perca! Informações da nossa terra, para nossa gente.


quarta-feira, 8 de junho de 2016

Feira de Negócios tem apoio da Colagua

O evento vai ser realizado no mês de setembro

O fim de semana foi de festa em Guaçuí com a tradicional Feira do Verde que atraiu centenas pessoas ao município, uma discussão sobre meio ambiente, cultura e porque não, negócios. Pensando nisso, a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Guaçuí, Acisg, aproveitou a movimentação para começar a divulgar a “I Feira de Negócios de Guaçuí” que vai acontecer do dia 1 a 4 de setembro, no Parque de Exposições. A proposta foi abraçada pela Colagua, como uma empresa que acredita nos negócios da região do Caparaó Capixaba e no desenvolvimento coletivo.

Segundo o Supervisor de Vendas da cooperativa, Vilmar Diniz, a Colagua já garantiu um stand para a participação na Feira, juntamente com outras empresas dos mais diversos segmentos. “A Feira do Verde foi uma pequena amostra do que será a Feira de Negócios, tivemos a visitação de muitos empresários e pessoas de outros segmentos, que realmente se encantaram com os produtos Colagua. Esse reconhecimento é importante para consolidar o mercado”, argumenta Vilmar. Hoje, a Colagua tem 13 produtos na linha de frente de vendas.

                                                      Acisg valoriza a Colagua e todas as ações

O Presidente da Acisg, Marcos Jahuar, acredita na Feira para fazer a movimentação financeira do comércio que é uma das tradições de Guaçuí, já que o município é conhecido como polo comercial na região do Extremo Sul. A parceria com a Colagua vem fortalecer segmentos que há muitos anos não trabalham juntos.


“A Colagua é um patrimônio e representa empregos e crescimento, precisamos andar juntos. Na Feira, vamos dar preferência aos associados e teremos 80 stands para apresentar o melhor de Guaçuí a toda região. O objetivo é levar aproximadamente 15 mil pessoas para os quatro dias de evento. Durante a Feira do Verde, apresentamos algumas ideias e conseguimos fazer reservas de espaços”, lembra o Presidente. Os horários de abertura e fechamento do evento estão sendo definidos.

Colagua e Assis parceria que fortalece

                                            Parceria que acredita na região do Caparaó Capixaba


Mais um sábado de degustação e divulgação que intensifica a marca Colagua, para os moradores de Guaçuí e região. Nas compras, além de do consumidor ir até um supermercado que conhece, encontra os produtos de alta qualidade da Colagua. De acordo com o Supervisor de Vendas, Vilmar Diniz, a cooperativa também vai apoiar o “Arraiá do Assis” que acontece no dia 16 de julho, com a presença do cantor Alex Campanha.

                                           Produtos que conquistaram a confiança dos consumidores