Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Fornecimento de Sucedâneos para bezerros

                                                 Os bezerros precisam de leite para o crescimento

Um dos maiores custos para a propriedade leiteira é a época de aleitamento dos bezerros, quando há um aumento no consumo de leite dentro da propriedade. Um bezerro chega a consumir até 240 litros de leite desde o nascimento até o desmame aos 60 dias de idade. O leite deve ser o principal alimento desses bezerros, nesta primeira fase de vida; no entanto, este produto é considerado destinado à comercialização e a sua produção chega a representar 90% dos custos, tornando a sua utilização dentro da propriedade restrita apenas para as fêmeas de reposição. 

Para diminuir esses custos, o sucedâneo é muito empregado, sendo uma das principais formas de substituição do leite integral na alimentação de bezerros na propriedade. Como conceito básico, tem-se que os sucedâneos são misturas preparadas para ser diluídas em água, ou no próprio leite e utilizadas pelo recém-nascido, depois da fase do colostro, em substituição ao leite integral. Para que os sucedâneos apresentem semelhança ao leite integral, é imprescindível a escolha de um produto de qualidade. Grandes preocupações quanto ao uso de sucedâneo estão ligadas à sua eficiência quando comparado ao leite integral, principalmente quanto à sua disparidade no desempenho desses animais. 

Os produtores poderão associar o uso de sucedâneo com o sistema de aleitamento. Ou seja, poderão minimizar a sua duração por meio da desmama precoce mais intensa, a fim de diminuir o custo de alimentação do bezerro, considerando principalmente a dieta láctea. Um aspecto que deve ser levado em consideração quanto ao uso de sucedâneos é a transformação do bezerro em ruminante mais precocemente, mesmo à custa de desempenhos mais modestos. 

A composição do sucedâneo, permite uma avaliação inicial de sua qualidade, sendo considerado ideal, alguns aspectos como: o teor de proteína bruta entre 18% e 22%, o teor de gordura entre 10% e 22%, lembrando que bezerras criadas em ambientes com temperaturas baixas têm maior requerimento de energia, teor de fibra de 0,2%, uma vez que níveis superiores indicam a utilização de proteínas de origem vegetal e vitaminas A, D e E. É preciso conter pelo menos 15% de lactose. Além da redução de custos, outras vantagens podem ser ressaltadas quanto ao uso de sucedâneos: desvincula o horário da ordenha do trato dos bezerros, evita a transmissão vertical (via leite) de doenças da vaca para a bezerra, e ainda, o sucedâneo possibilita concentrar mais a mistura, o que significa maior teor de matéria seca, para obter resultados mais rápidos e eficientes no desempenho. Nós da De Heus trabalhamos com um pacote tecnológico de sucedâneos que promovem estes ganhos descritos acima e colocamo-nos à disposição de vocês cooperados para auxiliá-los na implementação desta tecnologia.

Convém ressaltar que o uso do sucedâneo, além do preço menor em relação ao leite integral, deve atender determinados aspectos. São eles: 

- Precisa conter grande quantidade de leite ou produtos lácteos;
- Apresentar baixo teor de fibra e alta digestibilidade;
- Importante ser rico em minerais, vitaminas e energia;
- Proporcionar bom ganho de peso aos animais;
- A praticidade é um diferencial;
- Proporcionar boa homogeneidade;
- Ser diluído em água natural;
- Evitar diarreias e também, a morte dos animais; 

Leonardo Campos de Carvalho, médico veterinário, nutricionista de ruminantes e representante de Heus


Nenhum comentário:

Postar um comentário