Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Produtor tem história com o leite

                                           Com o neto João, Guido fica feliz de ter voltado a pecuária 

Quando fala da produção leiteira Guido Higino Vitório chega a se emocionar, o passado volta e as lembranças do pai ficam mais fortes, a pecuária ele aprendeu desde a infância e sentiu há quase um ano, que era hora de voltar para atividade. A vontade surgiu principalmente para ensinar aos cinco netos: João, Henrique, Inácio, Bárbara e Helena, como se torna importante investir no que temos prazer. Na Fazenda Boa Sorte, em Dores do Rio Preto, a produção somada a um trabalho de qualidade vem dando resultados, além disso, incentiva ainda mais o pecuarista, que acredita no leite como importante ferramenta econômica para a região do Caparaó. 

“Aprendi a tirar leite com meu pai, fiquei até os 18 anos no curral ajudando na fazenda da família. Depois me formei em letras e cheguei a dar aulas por 21 anos, mas nunca abandonei a roça, acabai focando mais na produção de café que também acho fundamental para renda do agricultor. Aprendi com meu pai, que o ideal sempre foi o café com leite, o grão para as despesas maiores e o leite, para a manutenção diária da propriedade. Acabei seguindo o caminho empresarial na exportação de café, também cheguei a trabalhar com gado de corte, mas senti que era hora de voltar para o leite e faço isso, com muito amor”, destaca Guido. 
                                                   Animais selecionados com genética voltado ao leite

Uma equipe composta por três campeiros dedicados e o apoio da zootecnista da Colagua, Valeska Ávila, fez a produção aumentar muito nos últimos meses. O aumento aconteceu também com investimento em qualidade, uma sala de ordenha foi criada. Da ordenhadeira, o leite sai direto para o resfriamento no tanque sem o manuseio do funcionário, o índice UFC está muito bom, comprovando a qualidade do produto. Atualmente, trinta e cinco vacas estão no leite, resultando em uma produção diária de cerca de 800 litros. 

“Um processo simples e profissional considero o da sala de ordenha. Achei esse projeto mais viável, fiz todo o desenho e um serralheiro executou. As vacas entram de oito em oito, não comem no local e ficam na sala apenas para serem ordenhadas. O manejo melhorou muito, porque o campeiro não tem contato com leite, reduz bem o trabalho também dos profissionais”, destaca Guido. 

                                                  Higiene em todo o processo de captação de leite

                                               
                                                           Os animais são ordenhados e voltam para o curral

Para a zooctenista, o entusiasmo do pecuarista atinge os funcionários que conseguem desenvolver um bom trabalho. “Os funcionários estão atuando com responsabilidade e acabam incentivando o proprietário a investir mais no negócio. Com assistência técnica, estamos fazendo modificações no manejo e nutrição, com adequação dos pastos”, afirma Valeska. 

A ligação de Guido não é apenas com o setor leiteiro, mas veio de família o apreço a Cooperativa de Laticínios de Gua- çuí, ainda menino o pecuarista acompanhava o pai até a Colagua, quando retomou a atividade não teve dúvidas para onde enviar o leite. “Meu pai foi cooperado há mais de cinco décadas e fico feliz com o crescimento da Colagua. Eles dão suporte técnico e tem pessoas empenhadas. Precisamos valorizar a nossa região, mandar leite para outros estados não tem cabimento. Muitas pessoas mandam leite para lugares, que nunca vão conhecer, na Colagua somos todos amigos”, finaliza Guido. 

                                                Equipe Colagua, junto ao cooperados e funcionários

2 comentários:

  1. Trabalho incrível e lindas histórias que nos motivam a continuar acreditando no que é certo! Parabéns a todos envolvidos!!!

    ResponderExcluir
  2. Trabalho incrível e lindas histórias que nos motivam a continuar acreditando no que é certo! Parabéns a todos envolvidos!!!

    ResponderExcluir