Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Melhora no manejo com o “Mais Leite”


Uma preocupação com o manejo adequado na propriedade, um reflexo da mudança da reserva de alimentação do rebanho. Ações que já provam a funcionalidade do programa “Mais Leite”, para os cooperados Colagua, que ultrapassa em média a mais de 10% o volume de produção. A informação tem sido um diferencial, associada a um acompanhamento sistêmico de técnicos as propriedades, mas principalmente o agricultor precisa acreditar no negócio e estar apto as mudanças solicitadas. Na foto, o exemplo da melhoria de infraestrutura no sítio de João Carlos Curty, as mudanças no curral também fazem parte do “Mais Leite”.
Para o coordenador estadual do programa e analista do Sebrae, Thiago Martins Costa, com a entre safra chegando as preocupações são muitas, principalmente na atual situação do país, mas a inclusão no projeto deixa o agricultor mais seguro. “Os produtores participantes têm condições de tomarem as melhores decisões, e assim, diminuir o risco existente no empreendimento.
Quando analisamos a série histórica, por exemplo, dos últimos 15 anos, é nítido a sazonalidade que o leite passa. Há período que o leite tem de ganhos financeiros, outros que os custos e o preço pago
do leite, deixam qualquer um desanimado. Na verdade, nos últimos anos, essa realidade é notada com mais evidencia em quase todos os seguimentos da economia brasileira, principalmente agora, com esses aumentos que estamos passando. Estamos passando por um período de cautela, e para quem está no projeto, esse impacto tende a ser menor”, conta Thiago.
Como todo negócio é preciso sempre estar se atualizando. “Costumo ser otimista. Para transformar otimismo, em dinheiro no bolso, é muito importante o acompanhamento de um consultor.
Esse consultor tem as informações necessárias, para o produtor ter a capacidade de saber no que e quando investir, e também, quando e quanto vai ganhar. Esse atendimento especializado pode ajuda-lo a ter noites mais tranquilas. Como é um setor de altos e baixos, temos que estar preparados a todo o momento, principalmente quando a oportunidade passar.
“Esse é o diferencial do projeto junto a Colagua”, acrescenta o coordenador. Atualmente, 60 cooperados estão fazendo parte do “Mais Leite” na Colagua, a expectativa é que uma nova negociação seja feita o a administração da cooperativa. Para aqueles que não fazem parte, uma lista de interessados começou a ser feita, basta solicitar interesse e aguardar. “O produtor precisa acreditar mais no negócio e em si próprio. O produtor deve acreditar, ter fé, mas principalmente planejamento do seu negócio. Sem isso, não tem Santo que faça milagres!
O projeto do SEBRAE em parceria com a Colagua tem justamente essa preocupação: planejar a propriedade. Mostrar para o produtor o que irá acontecer, ao longo do tempo, se as ações combinadas foram concretizadas, e principalmente, estar do lado dele, a todo o momento”, finalizou Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário