Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Cooperados recebem sêmen de programa de melhoramento

                                                   Juliano ficou animado ao receber o projeto
    Um rebanho com uma genética boa, também é sinônimo de mais produtividade e leite de qualidade. Esse é o principal objetivo do “Programa Capixaba de Melhoramento Genético da Pecuária Leiteira”, que atendeu desde 2007, 330 pecuaristas no estado, estima-se que tenha nascido três mil bezerras. Lembrando, que a chance de nascer fêmea é de 85%, sendo o foco principal aumentar o volume e também a qualidade do leite.
        Para receber os sêmens e ser acompanhado no projeto, o produtor precisa ser cooperado, receber assistência técnica mensal e ser um pequeno produtor. “Disponibilizamos 24 doses, para 12 bezerras, essa geralmente é a quantidade colocada. A importância da assistência técnica acompanha o ciclo, também garante a alimentação de qualidade do animal, sem isso não há sucesso”, lembra Fábio Pagun, coordenador do projeto.
     A entrega do sêmen é só o primeiro passo, depois que os animais são escolhidos, brincos são colocados e todo desenvolvimento acompanhado através de relatórios. Uma vez entrando no projeto, o pecuarista fica por mais dois anos, ao longo desse tempo, ele recebe uma vez ao ano o material para novas inseminações.
      O produtor Juliano Barbosa recebeu o projeto com muito otimismo. “Temos nove vacas no leite, nossa ideia é sempre melhorar o rebanho. A inseminação sempre foi uma ação na propriedade, o acompanhamento será muito bom”, disse Juliano.
                                          Além de participar do "Mais Leite", Francisco ganhou reforço na inseminação

      Quem também recebeu os sêmens foi Francisco Gonçalves Cortat, o cooperado que também está no “Mais Leite”, vem modificando a alimentação dos animais e agora, ganha reforço no projeto de “Melhoramento Genético”. “Estamos com 21 animais e tiramos em média 180 litros de leite por dia. Queremos melhorar e fazer todo o acompanhamento”, destacou Francisco. Os sêmens foram entregues no dia 11 de junho, em Guaçuí e também, para cooperados de Ibitirama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário