Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Colagua atua no desenvolvimento do Caparaó


Há 57 anos começava umas das histórias mais tradicionais da região do Caparaó, nascia a Cooperativa de Laticínios de Guaçuí, Colagua, foi a união de 22 agricultores da região que estavam cansados de vender o leite a preços baixos, encontraram na união uma forma de crescimento e estabilização do mercado. Ainda na década de 60, apenas era industrializado o leite e a manteiga, ao longo dos anos o número de produtos aumentou, assim como o de cooperados e a qualidade da cooperativa.
Mas antes, o prédio da cooperativa era de uma Cooperativa de Mandioca, que de fato nunca funcionou. De acordo com Paulo Viana Aguiar, um dos fundadores e Presidente, do ano de 62 a 66, foi então que o terreno da antiga fábrica de mandioca foi adquirido. E já naquela época a Colagua conseguia captar 55 mil/litros de leite por dia. A concorrência com os pequenos ficou mais difícil, os produtores de leite preferiam se tornar parte da Colagua e isso só fortaleceu a indústria.
“Eu deixei a presidência porque precisava continuar o meu trabalho no IBC, de erradicação do Café, em outro estado. O interesse daqueles tempos pode ser o mesmo de agora, acredito que antes do prazo a Colagua vai se recuperar. Hoje, o interesse é de todos. As pessoas estão tornando a acreditar na cooperativa”, afirma Paulo Viana.

Quando a Colagua começou os trabalhos, a arrecadação chegava a três mil litros de leite, segundo documentos, tendo capacidade para receber 50 mil, mas aconteceram picos de até 60mil/litros. As primeiras vendas de leite foi para indústria Glória, firma localizada no noroeste do Rio de Janeiro, em Itaperuna. Com o aumento do volume, passou a integrar ao corpo dos associados da C.C.P.L- Cooperativa Central dos Produtos de Leite, órgão central de cooperativas. A Colagua já ficou em 3° lugar em cooperativas do Espírito Santo. Naquela época, existia apoio e convênios estaduais, já existiam cursos de qualificação e preocupação com vacinas. Segundo revistas da época, a Colagua foi pioneira em inseminação artificial, pensando em melhorar o padrão técnico do rebanho.
Depois de 57 anos, a Colagua reduziu um pouco o número de funcionários, fica oscilando com pouco mais de 300 cooperados ativos e tem capacidade para 80mil/litros dia. O mix de produtos aumentou muito com queijos, iogurtes, bebidas lácteas, requeijão e o leite. Assim como, o parque industrial que tem o próprio tratamento de água, câmaras modernas e maquinários. De lá pra cá, foram pelo menos três grandes crises, a pior constatada pela administração foi a de 2012. Mas a confiança dos pecuaristas, o trabalho sério e o investimento em tecnologia tem fortalecido a história desse patrimônio do Caparaó.


Missão

Promover o desenvolvimento tecnológico dos cooperados, oferecendo produtos e serviços inovadores, com foco na melhora da qualidade do leite, como também no desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do leite.

Visão

Obter o reconhecimento de nossos cooperados, colaboradores, clientes e pessoas interessadas. A melhor solução de negócio no nosso setor de atuação, pela inovação, qualidade de serviços e produtos.

Negócio

Soluções inovadoras em pecuária leiteira.

Valores


Liderança- Parceria-Inovação-Qualificação Profissional- Valorização- Ética e Transparência- Cooperação e Integração- Compromisso Social e Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário