Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Várias gerações aprovam os produtos Colagua


                                                   Família unida que saboreia os produtos Colagua
Na mesa de muitos moradores estão os produtos da Colagua, uma parceria que existe há anos, difícil mesmo resistir a tantas delícias, além da credibilidade e qualidade. A ligação com a cooperativa está na mesa de café da manhã de muitas famílias, nos Gonçalves os produtos da Colagua não representam só uma opção, mas sim um sinal que a cooperativa como os parentes, também é como se fizesse parte da família. 
É o que conta Maria Martins Gonçalves, de 92 anos, viúva de Joaquim Gonçalves de Faria, um dos cooperados fundadores da cooperativa de leite. “Meu marido foi um dos fundadores. Lembro que levávamos leite na carroça, ainda quando era perto da ponte. Antes as pessoas consumiam leite in natura, com a cooperativa ficou mais seguro”, lembra Dona Maria, que teve oito filhos e quase todos trabalham com a produção de leiteira.
           A matriarca da família lembra da fundação da Colagua

O consumo tão intenso de leite está ligado também a rotina das famílias, como também aos benefícios que ele traz para a saúde. De acordo com a nutricionista, Grezielle Mapeli Couzzi Guilhon Lopes, leite não somente faz parte do cardápio diário, como também é matéria prima para a fabricação de vários alimentos, como iogurte, queijo, requeijão e preparações como molhos e sobremesas.
“A presença do leite e de seus derivados na dieta alimentar se faz principalmente, pelo fato de que estes produtos são fontes de proteínas de alto valor biológico, que beneficiam o crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Devido a sua composição nutricional equilibrada e riqueza em cálcio, se torna indispensável para uma alimentação saudável, garantindo um aporte de vitaminas e de minerais essenciais à promoção do crescimento, desenvolvimento e manutenção da vida”, destaca a nutricionista.
Fácil entender essa necessidade porque em todos os períodos da vida, o leite tem um papel fundamental. “Na infância, participa da formação e do desenvolvimento de dentes e ossos, pois o cálcio presente no leite junto à vitamina D é essencial para a formação dos ossos principalmente até os 20 anos. Na adolescência oferece condições para o crescimento rápido com boa constituição muscular óssea. Uma ingestão insuficiente desse mineral nesta fase da vida pode trazer problemas a nível ósseo no futuro, sendo indispensável para as pessoas idosas, pois atua na manutenção e integridade dos ossos. O leite e seus derivados são excelentes fontes de cálcio, portanto para atingirmos a recomendação diária de consumo para adultos; que é de 1200mg/dl, devemos consumir aproximadamente, 03 copos com leite, 02 fatias de queijo tipo minas, 01 copo com iogurte além do consumo de outras fontes de cálcio disponibilizadas em outros alimentos como por exemplo vegetais verde escuros”, finaliza Greizielle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário