Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Armazém da cooperativa ajuda o pecuarista


Vassouras, litros de cloro, detergente, remédios, sêmens, botas, pilhas de rações, produtos feitos pela indústria da cooperativa e uma infinidade de produtos. Tudo isso está disponível para o cooperado da Colagua, como também para outros produtores rurais de toda a região do Caparaó. O armazém da Colagua é conhecido pela variedade de produtos, mas também pelo bom preço que facilmente se destaca das lojas do mesmo seguimento agropecuário. Quem é cooperado ativo recebe benefícios e outras facilidades. Um desses benefícios está no desconto, em folha de pagamento de 5% em medicamentos.

Mas a importância do Armazém da Colagua, ou da loja, como muitos chamam, está na história e na referência que ele tem para a instituição. O local funciona mesmo como um termômetro, se a cooperativa vai bem os sinais podem ser sentidos no fluxo de mercadorias, mas se existem problemas facilmente também é possível identificar. Na crise da instituição há dois anos, os estoques ficaram vazios, sem mercadorias e sem o cooperado ter condições financeiras de comprar. O retrato da crise foi o cenário do esvaziamento da loja, nas lembranças daquela época, fotos que mostravam reuniões dentro do espaço, onde hoje funciona o estoque.
Um exemplo da crise é relatado pelo funcionário Sebastião, que há 18 anos trabalha no armazém. “Nunca tinha passado por isso, foi ruim demais ver tudo vazio e sem expectativa. Nada era vendido e muito menos comprado. Ainda não estamos 100%, mas melhorou muito e estamos estáveis”, lembra Sebastião.
Desde quando a Colagua foi fundada, o armazém também começou junto e deu suporte, a todo crescimento que acontece durante todas essas décadas. “Antes o armazém era como se fosse um grande supermercado, as pessoas encontravam de tudo e até roupas. Como havia a dificuldade de ir até a cidade, muitas entregavam listas para os carreteiros que compravam os produtos. A concorrência aumento, hoje são apenas produtos de agroindústria”, finaliza Sebastião.
Para o Presidente da Colagua, Burthon Moreira, o armazém é uma importante força de vendas da cooperativa tem uma grande relevância no âmbito do resultado financeiro  e fundamental, para o funcionamento da cooperativa, segundo ele, vale acrescentar ainda a importância social e econômica.
“A importância social é sentida principalmente quando a cooperativa se coloca a disposição de toda a região, nas campanhas  obrigatórias do estado de vacinações, como a da Febre Aftosa e junto com isso, disponibiliza vacinas contra outras doenças como a raiva. No armazém da Colagua, também são disponibilizados os produtos que são produzidos em nosso parque industrial. Em nosso espaço, comercializamos produtos de nossa região como doces, mel e produtos diversos, todos provenientes de cooperados Colagua, sendo da agricultura familiar, valorizamos muito os produtores empreendedores”, conta o presidente.

A preocupação com a qualidade de leite também está impressa na disponibilidade de doses de sêmens. “Atualmente disponibilizamos doses de sêmens a nossos cooperados, o que há de melhor na genética de gado leiteiro das raças : Holandes, Gir Leiteiro e Girolando. São touros provados pelos seus respectivos sumários que promoveram o melhoramento genético. Estamos muito empenhados, em a cada dia melhorar ainda mais nossa cooperativa, pois onde não existe cooperativa, se observa uma relação de desigualdade de empobrecimento e de vantagens a minorias elitizadas, que vivem apenas em beneficio próprio sem qualquer participação dos nosso pequenos que são a grande maioria e que em nossa visão, são os maiores beneficiados quando a Cooperativa vai bem”, finaliza Burthon.


Nenhum comentário:

Postar um comentário