Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Palestra fala de qualidade na hora da ordenha

                                     Eduardo Shalders palestrante da noite, representante da empresa Vallée 

Centenas de cooperados, funcionários e parceiros da Colagua se reuniram na noite do dia 30 de julho, para se qualificarem. A palestra intitulada “Protocolo Vallée na Qualidade do Leite” foi ministrada pelo médico veterinário Eduardo Shalders, que também é representante da empresa Vallée, sempre parceira da instituição nos últimos anos. Mais uma vez o passo a passo, as dicas e informações foram passadas para os cooperados, com o objetivo de melhorar a qualidade do leite.  
A Colagua tem hoje 80% de tanques comunitários, por isso, é tão importante a responsabilidade de cada produtor que atua no tanque para que o leite tenha qualidade. “Precisamos melhorar o CCS e o UFC, sabendo que no próximo ano quem não tiver a redução das bactérias no leite, não pode comercializar o produto. Ações simples na propriedade fazem toda diferença”, lembrou o palestrante Eduardo.
Um passo a passo feito na rotina da higiene, tudo é preciso ser conferido: materiais, os tetos das vacas, local da ordenha, higiene do ordenhador e refrigeração ideal. “Quando mais cedo o produtor levar o leite ao tanque comunitário, fica mais fácil evitar problemas com a proliferação das bactérias”, destacou Eduardo.
Além da higiene, o bate papo da noite também foi sobre a mastite e suas várias apresentações no animal, a doença tira o sono do produtor, deixando o animal debilitado, em alguns casos, a doença é tão rápida que leva a vaca a morte em poucas horas. A observação do animal e os cuidados com higiene, mais uma vez fazem a diferença nesse momento.
“O que chama atenção é que 70% da mastite conseguimos ver, mas o restante não dá para saber. Os testes são extremamente importantes, como a caneca de fundo preto e a raquete, investimentos baixos e que transformam a produção do pecuarista”, finalizou Eduardo.

Mais leite dando resultados- O supervisor técnico do programa “Mais Leite”, Carlos Reutemann Barbosa, aproveitou a reunião dos cooperados para fortalecer os procedimentos de qualidade, como também, demonstrar como tem sido o trabalho dos técnicos, mais uma vez apresentados ao público. “Neste mês de julho, falamos da IN 62 no Informe Colagua e estamos reforçando sempre, precisamos mudar as atitudes o quanto antes, porque 2016 está muito perto”, explicou o supervisor técnico.


Confiram as fotos do evento:











Nenhum comentário:

Postar um comentário