Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Presidente da Colagua avalia o ano de 2015


Ligar a TV e constatar as notícias econômicas não tem sido fácil, aumento na energia, nos combustíveis, a inflação que só cresce e os alimentos acompanhando todo esse processo. Com uma equipe unida, cooperados dedicados e uma administração planejada, a Colagua conseguiu ter um resultado melhor que 2014. O foco foi repensar a empresa, fazer uma revisão geral das questões internas, qualificar cooperados e funcionários. De acordo com o Presidente da Colagua, Burthon Moreira, foram muitos os desafios, mas que com união vem sendo superados. 
“A nossa administração vendo este cenário complexo, em nível de evolução de resultado, conseguiu um desempenho melhor que o ano anterior, a gente se voltou para dentro da empresa e fez uma revisão geral de questões internas, por exemplo, rever o custo de captação do leite, tentar usar uma economia na captação de água. Além dos fatores políticos e econômicos, sofremos muito com a seca. A falta da chuva trouxe uma redução da oferta de leite, tem pouca oferta de pastagem e tem pouca oferta de leite”, destacou o Presidente. 
Mas a busca pela melhoria não parou, a administração conseguiu reduzir o consumo de energia, infelizmente houve um aumento na tarifa do Brasil. “Foi um ano de revisão de custos, fizemos um esforço grande na questão mercadológica, chegamos muito pé no chão nos mercados de Vitória, colocando nosso produto e fazendo a divulgação. Esse novo caminho, vem trazendo resultado positivo. Queremos expandir no próximo ano, entendemos que isso passa pelo processo de organização da empresa”, destaca Burthon.
 A seca que abateu todo o país, chegou forte também na região do Caparaó e trouxe prejuízos para o homem do campo. “Quando dizemos que houve redução das chuvas, apontamos isso no reflexo direto, com uma correlação na diminuição na captação de leite. Quanto menor o volume de leite, menor o faturamento, teoricamente nós tivemos um ano que o mercado do leite não esteve tão aquecido, a título de preço para poder estar fomentando isso. Hoje, embora seja prematura, possivelmente vamos ter uma redução de faturamento. Até agora são 15%, no inicio de dezembro, tendo como base o ano passado. Embora nosso faturamento tenha uma projeção de diminuição, o nosso resultado operacional foi muito melhor que no ano passado. Seguindo essa política de redução do custo de mão de obra, de energia, custo de consumo de água, de captação e uma revisão da parte comercial da empresa, como aumento na venda de produtos, isso traz um resultado operacional superior de 2014”, afirma o Presidente. 
A parte de economia está diretamente ligada a mudança do perfil da propriedade, onde se quer uma alta qualidade do leite e com baixo custo de produção, para atender o mercado consumidor. “O extrato final é extremamente satisfatório. Hoje, o momento é outro, a assistência técnica é a única capaz de reverter uma situação negativa, quando é praticado no dia a dia. Existem as imperfeições do mercado, a gente vive um mundo complexo, de aumento de custo de maneira geral, o custo de produção aumentou é real. Porém, houve uma redução no preço do leite, os produtores que conseguiram participar do projeto “Mais Leite” conseguiram reduzir o custo. Quando você tem uma propriedade bem tocada, utilizando recursos da assistência técnica você consegue reduzir os impactos das imperfeições do mercado”, ressalta o Presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário