Total de visualizações de página

domingo, 31 de julho de 2016

Novos produtores se associam à Colagua

                                                  Produtor chegou à Colagua e pretende ampliar a produção de leite

Quem olha Jonilton Feliciano Tatagiba trabalhando em uma agência bancária, em São José do Calçado, nem imagina que ele também é um homem do campo. A propriedade que foi herdada do pai, mas ampliada no decorrer dos anos tem alguns cultivos, mas principalmente existe a dedicação no gado, com mais força o leiteiro. O lugar fica na localidade de Pavão, distrito de Alto Calçado, em São José do Calçado. Ele e outros quatro proprietários, fazem parte da nova linha de captação de leite da Colagua. Produtores que valorizam a história da instituição e acreditam no desenvolvimento econômico regional como também, nos benefícios ofertados. 
“A produção de leite movimenta a região, avalio que se você tem um pedaço de terra, você tem um papel social de gerar emprego. O leite gera mais emprego do que qualquer outro cultivo. Resolvi abandonar à venda para um laticínio particular, porque o que uma cooperativa tem a oferecer é muito maior que uma simples empresa. Eu gero dois empregos fixos, com a ampliação da produção, esse número pode aumentar”, destaca Jonilton. 
O pecuarista chegou à região de vez há 15 anos, começou a trabalhar na cidade e se encantou com a produção rural. Em tempos de grande produção chegou a tirar 600 litros de leite por dia, de um tempo pra cá o volume caiu pela metade. A região vem sofrendo muito com a falta de água, mas para evitar a dificuldade dos animais no inverno, o agricultor investiu na reserva nutricional. Para a temporada foram reservados 120 toneladas de silagem, sem contar as plantações de cana e capim. 
Para tocar a propriedade Jonilton conta com ajuda de Cleocir José Traba, o gerente que consegue administrar todo o processo, enquanto ele trabalho no banco. É Cleocir que observa todas as necessidades da criação. “Minha vida é o leite. Em alguns animais são feitas duas ordenhas por dia, outros não suportam esse procedimento. Estamos administrando alguns problemas como o aumento dos insumos e a falta de água”, destaca Cleocir, que também está otimista com a nova parceria com a Colagua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário