Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Controle de qualidade: do campo até a mesa do consumidor


A Colagua tem a preocupação com a qualidade desde a retirada do leite dos tanques na zona rural até a casa do consumidor. Para garantir todo esse controle, o laboratório funciona fazendo os mais minuciosos testes e exames no produto, no leite cru diversas vezes e nos produtos já prontos durante a fabricação, como também a garantia do lote até as prateleiras de vendas. A cooperativa atende todos os quesitos do Ministério da Agricultura e também da Saúde.
No campo, cada tanque onde é recolhido o leite os técnicos retiram uma amostra, que segue para o laboratório onde serão feitas analises químicas e físicas. O processo é dividido em procedimentos feitos manualmente e também  com ajuda de equipamentos modernos, que garantem precisão e identificação de problemas. É no laboratório que são identificados alterações como: excesso de água no leite, antibióticos no leite, conservantes como iodo, urina de animal, bicabornato, formol, entre outros produtos que alteram o leite.
“Conseguimos identificar quando o leite está adulterado de alguma forma, principalmente no caso da água que detecta exatamente o que foi colocado em excesso. Quando encontramos alguma fraude, depois de tudo devidamente checado, uma equipe de campo vai até a propriedade para fazer a investigação do problema”, lembra Ana Cláudia Moraes, do controle de qualidade da Veneza.
Durante todo o processo de fabricação é importante acompanhar a acidez do leite, a medida vai encaminhar especificamente o destino de cada leite, em relação os produtos feitos na cooperativa. Levando sempre em consideração que cada produto tem um padrão. Já na prateleira, existe o conhecido “Shelf Life” que é o prazo de validade, cada lote fica armazenado uma amostra que vai mostrar como o produto foi fabricado.
“Não podemos ficar fora do padrão porque tudo é determinado pelo Ministério da Agricultura, temos o controle em planilha e muitos relatórios que são encaminhados para a Embrapa. Todas as amostras que seguem para Embrapa possuem até códigos de barra, deixando tudo informatizado. No consumo das pessoas, como temos as amostras armazenadas, quando acontece qualquer problema fazemos o confronto”, afirma Juliana Aguiar Mota, do controle de Qualidade da Colagua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário