Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Preparação genética continua entre cooperados


O incentivo a busca por um rebanho saudável e com alta produção, continua entre cooperados da Colagua. No dia 20 de janeiro, mais dois cooperados foram contemplados pelo “Programa Capixaba de Melhoramento Genético da Pecuária Leiteira”. Na Colagua, foram cadastrados e entregues o material para dez produtores, neste ano, já começam a nascer animais frutos do projeto.



Para o coordenador do projeto, Fábio Pagung, a avaliação completa começara a ser feita quando o novo rebanho começar a nascer. “Vamos analisar a taxa de concepção e ver se nas bezerras, houve um ganho satisfatório na genética”, destaca Fábio. Que vai sempre pessoalmente até a propriedade e orienta os pecuaristas.

 Ao todo 24 doses são disponibilizadas para 12 bezerras. O trabalho precisa da continuidade da assistência técnica que acompanha o ciclo, importante também é garantir a alimentação de qualidade ao animal, sem isso não há sucesso. A entrega do sêmen é só o primeiro passo, depois que os animais são escolhidos, brincos são colocados e todo desenvolvimento acompanhado através de relatórios. Uma vez entrando no projeto, o pecuarista fica por mais dois anos, ao longo desse tempo, ele recebe uma vez ao ano o material para novas inseminações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário