Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Pequeno pecuarista comemora a produção

Família que produz junta cresce também

Olhar o pasto verde, o gado nutrido e produzindo deixa o casal João Paulo Serafi m e Vanilda Moraes Damasceno, satisfeitos com todo o empenho para aumentar o volume do leite sem deixar de buscar a qualidade. A propriedade fi ca na localidade de Santa Terezinha, em Dores do Rio Preto, um ponto importante da bacia leiteira do Caparaó. O diferencial da família é que eles toparam o desafi o do projeto “Mais Leite” e há mais de um ano, recebem apoio técnico e todo o suporte da Colagua, houve uma intensa transformação no sítio garantindo a renda da família. 

“Há pouco mais de um ano temos assistência técnica, fi zemos roça de milho e também de cana. Consigo lembrar que antes da Colagua tinha apenas uma vaca, cheguei a enviar leite para outros laticínios, mas quando tive problema em um tanque foi à cooperativa que me ajudou. Desde então estamos juntos com a Colagua no caminho para alcançar mais crescimento”, destaca João Paulo.

                                        Parceria que deu certo: Técnico Clério com o produtor João Paulo

 O técnico Clério Soares que também é veterinário orienta a família há quase um ano, foram diversas planilhas, projetos e força de vontade para manter o trabalho em crescimento. Os dados provam que o esforço tem dado certo, no mês de agosto, oito vacas estavam em lactação, conseguindo tirar uma produção diária de 75 litros, o que representa 12,3 litros por vaca. O destaque é que o CCS está baixo e o UFF aceitável, o intervalo entre partos das vacas considerado modelo, com 14 meses de diferença.

 “O que me surpreendem bastante com o nosso trabalho é que João Paulo usa bastante a área. São 24 mil/litros por hectare ao ano, sendo que intensifi cado são 10 mil por hectares. Apenas cinco hectares estão na atividade leiteira. Estamos buscando agora, a instalação ampliada de cria e recria, além de consolidar os piquetes, que são 27. João está de parabéns, porque tem conseguido absorver nossas orientações e dar uma estabilidade a família”, afirma Clério. 

Piquetes que alimentam o gado e verdes devidos as chuvas

O exemplo de João Paulo demostra claramente que é possível produzir dentro dos conceitos da agricultura familiar. Além de receber o apoio da Colagua, o pecuarista também conseguiu apoio do programa de genética do Governo do Estado que atende alguns cooperados. “Nós trabalhamos juntos, participo ativamente de todos os processos na propriedade com o meu marido. Estamos satisfeitos com a produção”, finaliza Vanilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário