Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de março de 2017

Silagem que era só do gado virou negócio

                                                    A silagem de boa qualidade ganhou mercado 

Um trabalho cansativo, mas com ótimos resultados. O cooperado Robson Faria que sempre teve o hábito de garantir a alimentação do gado durante a invernada, foi aos poucos entendendo, que poderia também ganhar dinheiro com a venda da silagem que sempre era maior que o consumo dos animais. A cada ano aumentava a produção, reinvestia na propriedade e também aperfeiçoava o manejo do silo. Com o último cultivo do milho neste ano, chegou a vender 200 toneladas, o plantio foi feito em oito hectares, parte precisou ser arrendada. 

                                                   Robson com o pai João Faria com o silo pronto
                                              
“Nada se compara a silagem de milho para alimentação do gado, busco muitas informações, leio sobre o assunto, muitas pesquisas apontam para o excelente teor de proteína do milho. Já sei o ponto ideal de corte, a lavoura leva uns 110 dias até o corte, parte do trabalho contamos com trator e com sistema de parceria. Fazemos em média dois plantios por ano, não conseguimos mais plantios, devido ao clima frio demais da região”, explica Robson.

                                          Área de plantio de milho que cada vez ganha mais espaço

Frio desses de alto de serra mesmo, porque a propriedade de Robson Faria, fica no distrito de São José, em Espera Feliz, Minas Gerais, porém é possível dar alguns passos e chegar até Pedra Menina, do lado capixaba da divisa. O cooperado entrou para Colagua há poucos meses, o trabalho com o gado já existe há oito anos, os investimentos vêm acontecendo, a compra de um gerador para garantir a qualidade do leite, em caso de queda de energia, foi um deles. 

                                     Essa é a segunda colheita do período e a última, antes do inverno

De acordo com o novo cooperado, foi a confiança e a credibilidade no Presidente Burthon Moreira, que o levaram até a Cooperativa de Laticínios de Guaçuí. “Tive um problema sério com um laticínio particular, ouvia falar do Presidente da Colagua, liguei e pedi ajuda, simplesmente foi atendido mais rápido que imaginava. Isso significa confiança, acredito que mais pessoas da nossa região deveriam entrar para Colagua, não é apenas fornecer leite, estou falando de credibilidade e ajuda a região”, destaca Robson. 
                                          Animal nutrido e saudável favorece a produção de leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário