Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Piquetes verdes e com muita produção


                                                  Crescimento de piquetes no sítio de Francisco Cortat

Um trabalho programado que tem surtido ótimos resultados no campo. São os piquetes rotacionados, com ajuda de técnicos capacitados e produtores com vontade de fazer diferente, o processo tem feito uma revolução na nutrição animal. Pasto verde, alto e de ótima qualidade que tem alimentado o rebanho, melhorando o valor nutricional do leite e sendo uma alternativa viável, em tempos que se combinam a crise e a seca.

                                                          Propriedade de João Paulo Serafim

Nas fotos, dois exemplos que trabalho e programação andam muito juntos. Na propriedade de João Paulo Serafim Azevedo, na localidade de Santa Terezinha, em Guaçuí, a área tem 1.8 hectares de piquete, ela foi adubada nas primeiras chuvas de outubro, o resultado foi rápido. Antes a programação era um piquete para noite, mas a evolução foi tão boa que a oferta foi dobrada. “O gado já começou a rodar. Agora, temos um piquete para noite e outro para o dia. Tínhamos separado 28 noites, o tempo caiu pela metade atendendo também durante o dia. Usamos a mombaça como capim e nesta propriedade, não usamos irrigação”, destaca Clério Soares Moulin, técnico agrícola.
Também sobre a supervisão do técnico que atua no projeto “Mais Leite”, podemos notar a capacidade do crescimento na propriedade do também cooperado Francisco Cortat, diferente do primeiro exemplo, Francisco usou da irrigação para o crescimento dos piquetes. Tudo foi feito de forma bem planejada, correção de solo, uso de adubação e planejamento para as áreas irrigadas.

“No caso de Francisco, o trabalho de nutrição está muito bom e cooperado precisou fazer investimentos na propriedade para conseguir este retorno que avaliamos. Temos outras etapas agora para seguir, estamos focando na cria e recria. Porém, importante dizer que a produção de leite na propriedade deu um salto e a tendência é crescer cada dia mais”, afirma Clério, que acredita na parceria entre cooperado e técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário