Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Instabilidade de energia prejudica cooperados


                                          
                                                      Leonardo usa ordenhadeira e precisa de energia no curral


“No campo usamos cada vez mais tecnologia”. A afirmação é do cooperado Leonardo Couzi, fica fácil entender o motivo. Antes, o leite que era retirado das vacas era da forma artesanal, a substituição com a ordenhadeira chegou à propriedade, a ordenha é feita com o equipamento que precisa da energia. Outro exemplo é o armazenamento, o tanque que atende a comunidade também é resfriado, quando a energia falta o prejuízo é calculado por litros de leite. A instabilidade da energia na região do Caparaó tem sido uma constante, principalmente antes e após tempestade, o agricultor cobra mais responsabilidade da operadora que oferece o serviço.

“Na tempestade de outubro ficamos cerca de 20 horas sem energia, como aqui na minha propriedade em São Miguel do Caparaó é ruim de fazer ligação, minha mãe que mora na sede do município ligou várias vezes para o concessionária, mas a energia custou a voltar. O resultado foi que 900 litros de leite que estavam no tanque azedaram, isso mesmo, perdemos esse leite porque o tanque não fez o resfriamento”, destaca o cooperado.

                                              Ordenhadeira tem sido muito usada nos currais

Outra reclamação do cooperado é o valor alto da conta de energia. Em média, na propriedade dele, somando com o valor gasto no curral, nas casas de meeiros, na sede e no tanque, o custo chega a R$ 400 mês. “Pagamos nossa conta em dia, mas o valor aumentou muito e não temos um serviço correto. A vaca também acostuma com a ordenhadeira e depois fica difícil fazer de forma manual”, lembra Leonardo.

Resposta da EDP

Entramos em contato com a EDP para buscar mais explicações para os cooperados. De acordo com a assessoria, a rede elétrica aérea está sujeita a uma série de fatores externos como chuvas, descargas atmosféricas, vendavais e queda de objetos e árvores. Diante das características de tais ocorrências, a Distribuidora esclarece que o tempo para normalização das operações varia de acordo, com a extensão dos danos causados ao sistema e muitas ocorrências são normalizadas automaticamente, por meio do sistema de automação da rede elétrica.
Em caso de qualquer anomalia na rede elétrica ou pedido de informação os clientes contam com a Central de Atendimento por meio do 0800 721 0707, que funciona 24 horas, com ligação gratuita e oferece todos os serviços da Distribuidora. Para maior comodidade, os serviços oferecidos pela Distribuidora podem ser acessados na Agência Virtual, seja pela web ou celular, de qualquer lugar, por meio do endereço www.edp.com.br, de forma rápida e prática.
Em caso de instalação de novos equipamentos que consumam energia elétrica, o produtor deverá informar previamente à EDP Escelsa e solicitar aumento de carga para que se possa avaliar a capacidade da rede e reforçá-la, se for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário