Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de abril de 2016

“Mais Leite” comprova aumento de produtividade


                                                Carlos Reutemann fez um balanço do "Mais Leite"

Só fica na pecuária leiteira quem se profissionaliza, essa é uma das certezas do setor que são comprovada nos números, menos tem apontado muito mais. Dados apresentados pela Coopetec durante a Assembleia, apontaram que pelo menos 5% dos pecuaristas, deixam a atividade por falta de preparo. No Espírito Santo são 18 mil produtores, com média de retirada de 73 litros de leite/dia, o que equivale a 1,5% da produção brasileira. A média de leite por animal são quatro litros. E são muitos os desafios: mercado, custo e dificuldades climáticas. A explicação foi do supervisor do programa “Mais Leite” da Coopetec, Carlos Reutemann, que citou 11 pecuaristas, que fazem parte processo e tiveram um salto na produção. Investimento em nutrição, gestão da propriedade e genética. Piquetes bem distribuídos, plantios de milho, cana de açúcar e silagens. Processos que antes nunca tinham sido feitos com tanta eficiência, somado a um acompanhamento técnico realizado em parceria com a Colagua, Coopetec e Sebrae. 

A aceitação do trabalho do profissional técnico no campo fez e vem fazendo, toda a diferença com os resultados e o crescimento na atividade. “São muitos os exemplos de cooperados que alcançam resultados positivos, o Francisco de Assis Deeffi é um deles. Ele produzia 100 litros/ dia e cresceu para 120 litros/dia. Importante é dizer que não é receita de bolo, outro exemplo, são os cooperados Sebastião Curti e José Augusto. Eles implantaram piquetes, plantaram milho e fizeram a silagens, a produção que antes era de 62 litros/dia aumentou para 130 litros/dia. Não é sorte, mas sim trabalho”, afirma Carlos.

A média de produção daqueles que participam do “Mais Leite” é de 175 litros por dia, um crescimento incrível se comparado com aqueles que não estão no processo. Os cooperados que não fazem parte, tiram uma média de 85 litros/dia de leite. O aumento foi gradativo, nos primeiros meses alcançou 108 litros/dia e só hoje chega a atual marca, 175 litros/dia. Houve melhora também na qualidade do leite, mas ainda é preciso ampliar os cuidados. 

“O cooperado precisa se adaptar as novas normas do Ministério da Agricultura, se um fiscal chega a Colagua e os números de CCS e UFC não estiverem no padrão, a indústria recebe um auto de infração. Bom lembrar que os tanques são comunitários, uma pessoa acaba comprometendo todo o resto. Precisamos acompanhar o planejamento, cada um tem uma velocidade, mas todos são cobrados no fi nal. O resultado acontece a longo prazo, um planejamento com responsabilidade. Técnico e cooperado decidem juntos. Vamos mudar de vida”, finaliza o Supervisor do projeto.

SAIBA MAIS: 

- A Produção de leite no Mundo é de 544 bilhões de litros 
- No Brasil essa produção chega a 33 bilhões de litros 
- Espírito Santo a média de quatro litros por animal 
- Média de quem faz parte do projeto 175 litros/dia
 - Sessenta cooperados participam do “Mais Leite” 
- O projeto é realizado pelo Sebrae, Coopetec e Colagua

Um comentário:

  1. Parabéns a Diretoria da Colagua e os parceiros, em especial ao SEBRAE pelo projeto, mas principalmente, aos produtores que acreditaram na proposta e no negocio! É uma luta árdua e eterna, mas é possível vencer com as informações corretas.

    ResponderExcluir