Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Produção de milho é uma boa saída para cooperados



                                          Trabalho intenso antes do inverno para não ter queda nos alimentos

 A silagem de milho é uma boa opção de suplementação de reserva de comida para a época da seca, mas tem que ser levado em consideração os custos, pois tanto a roça de milho, há custo com o processo de ensilagem, por isso, o produtor tem que fazer a conta, levantar todos os custos da produção e ver se é viável, de acordo, com o ganho no leite. O maquinário e mão de obra são o que mais encarece o processo de ensilagem. Existem opções, como associações que tem maquinário e pro-associados, a hora do trabalho fica mais barata, assim como produtores que se unem, formando grupos em que um ajuda o outro com trabalho, diminuindo assim os custos do processo.

A zootecnista Valeska Ávila, que faz parte da equipe da Coopetec, garante que silagem é uma excelente alternativa para a alimentação dos animais, sobretudo no período seco do ano, quando a disponibilidade de forragem de boa qualidade é escassa, reduzindo sensivelmente, o desempenho animal. O investimento em silagem se dilui no período, principalmente porque o retorno com a nutrição é muito boa.

“Alguns agricultores compraram a roça de milho e também de capim, no geral os produtores do meu grupo de acompanhamento do programa “Mais Leite”, fizeram silagem de milho, a produção foi maior do que a anterior, devido as chuvas. O saldo fechou positivamente”, destaca a zootecnista, Waleska Ávila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário