Total de visualizações de página

domingo, 21 de agosto de 2016

Parceria de melhoria de genética continua

                                   Fábio e Pagung e Leonardo Mataveli recebendo a primeira remessa dor projeto

O  Programa Capixaba de Melhoramento Genético da Pecuária continua sendo peça importante para o aumento de produção e também da qualidade do leite, para cooperados da Cooperativa de Laticínios de Guaçuí. Ao todo dez cooperados continuam fazendo parte do programa, algumas modificações foram feitas, mas já começaram a nascerem animais frutos do projeto e novos planejamentos estão surgindo. Lembrando que a iniciativa existe através de uma parceria do Governo do Estado.
De acordo com Fábio Pagung, coordenador do projeto, houve a exclusão de três pessoas do programa.“Na verdade, a gente excluiu dois produtores do programa, pois eles, não estão mandando mais leite para Colagua e o outro dispensou a assistência técnica da cooperativa. O procedimento foi necessário, o produtor só fica no programa se entregar leite para cooperativa, em troca também receber assistência técnica. No lugar dos que saíram, entraram os produtores Leonardo Mataveli Cassiano, José Henrique Carvalho Gonçalves e vai entrar ainda o produtor, Leonardo Rodrigues Couzi. Só faltam os exames necessários dos animais”, afirma Fábio.
                                                    Robson Teixeira com bezerras frutos do projeto

Importante destacar que em todo processo, a Colagua vem mantendo o total apoio para continuidade do programa. Neste ano, nasceram bezerras do programa. “O resultado é satisfatório, mostrando tipo funcional e conformação para leite, como era esperado pelo acasalamento realizado. Agora, precisamos esperar as primeiras bezerras mostrarem a real produção de leite, que é o que interessa”, lembra o coordenador.
A zootecnista Valeska Ávila acompanha de perto os cooperados que estão fazendo parte do “Melhoramento Genético”, os que conseguem bons resultados é porque fizeram um rígido controle com a alimentação. “Posso citar o pecuarista Vander Cláudio Cassiano, da Pratinha de Santa Luzia, em Guaçuí, que já está com quatro bezerras que vieram do sêmen do programa, além disso, cinco vacas já confirmadas, inseminadas também pelo programa. Isso significa a renovação total do plantel, com animais de excelente genética e ótima nutrição”, ressalta a zootecnista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário