Total de visualizações de página

domingo, 21 de agosto de 2016

Produtor tem alta produtividade

Célio foca em alta produtividade dos animais


O que Marta e Fabíola têm em comum?  Pelo nome a gente até pensa que são pessoas, mas na verdade são duas vacas que fazem parte de um seleto plantel de alta produção leiteira da região do Caparaó. Marta no último torneio produziu 82 litros de leite e Fabiola 72, o exemplo das duas se repete na propriedade de Célio Vitorino, o maior produtor de leite da Colagua e  líder no ranking há mais de um ano. O segredo para a produção diária, se resume a trabalho, alimentação de qualidade e investimento em genética.
A dedicação de Célio para encaminhar as vacas vencedoras às exposições representa a divulgação de um trabalho que é feito dentro da propriedade, que fica no distrito de São Pedro, em Guaçuí. A vaca Fabiola, por exemplo, veio de Barbacena, em Minas Gerais.  É sempre buscando qualidade que o proprietário inova nos investimentos em genética, o que faz ele ser procurado por outros pecuaristas no mercado de bezerras. Animais que tem um tratamento exemplar com leite, ração e silagem.
                                                  Os animais disputam muitas exposições leiteiras
“Faz parte da preparação das vacas para exposição à tiragem de leite, por isso, algumas passam pelo processo três vezes ao dia, para evitarmos qualquer tipo de perda. Os animais que produzem um pouco menos, a ordenha é feita apenas duas vezes. Para dar conta de tanto trabalho, temos oito funcionários na propriedade, acredito que hoje o maior problema da região é a falta de mão de obra qualificada”, destaca Célio, que ressaltou a importância de valorizar o funcionário que tem comprometimento.
Produtor investe em alta genética
De acordo com o proprietário, a parceria com a Colagua completa quatro anos, começou quando ele resolveu investir em pecuária em terras capixabas, já que é natural da cidade de Caiana, em Minas Gerais. “Acredito na cooperativa porque gera muito emprego para região, por isso, não entrego leite a outros laticínios. A Colagua me atende, tanto nos benefícios do armazém, como no pagamento do leite e atenção dos funcionários. Entregando leite na cooperativa e tenho certeza que ajudo a região”, destaca Célio. 

O próximo concurso que a vacas da propriedade de Célio Vitorino vão participar acontece no município de Itapemirim, no litoral Capixaba. As “atletas” ainda estão sendo selecionadas, mas Marta e Fabíola com certeza devem ir para concorrer a mais títulos. Juntas, elas produzem por dia quase duzentos litros de leite. A concorrência é acirrada, como os atletas, os animais recebem apoio para continuarem em destaque. Mas até a competição, elas passam pela retirada de leite três vezes ao dia, além disso, recebem banho a cada ordenha. A exposição garante a venda das bezerras e também a valorização das produtoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário