Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Cooperados se destacam em concurso leiteiro


A 58° Expoagro de Guaçuí teve como ponto alto as ações para o homem do campo, na programação o Concurso Leiteiro e o Julgamento de Bezerras, tiveram grande participação de cooperados, principalmente ganhadores o que prova a importância do trabalho com boa genética, manejo e nutrição. Ao todo a Prefeitura de Guaçuí, disponibilizou R$ 12.600 para os ganhadores, valor que foi dividido entre categorias. O evento aconteceu entre os dias 23 e 25 de setembro. 


CONFIRA OS GANHADORES

   CATEGORIA 25kG

1° Vaca Tangerina-  Leonardo Couzi  
2° Vaca Arlete- Luciana Cristhovão 
3° Vaca Madalena- Argeu Assis
4° Vaca Jarrinha- Fabrico Riva 
5° Vaca Revista- Evandro Ferreira


   CATEGORIA 35 kG  
1° Vaca Sabrina- Felipe Andrade 
2° Vaca Londrina- Maria do Carmo 
3° Vaca Bernadete- Leonardo Soroldoni 
4° Vaca Barrosa- Pedro Elias 
5° Vaca Crioula- Eliseu Protásio

JULGAMENTO DE BEZERRAS

   CATEGORIA 1/2 

1° Pantera 084-  Alessandro Mendonça Vargas
2° Pandora 1201- Leonardo Soroldoni
3° Estrela 8657- Raulinos Gonçalves

   CATEGORIA 1/4 

1° Paulista 061- Leonardo A. R. Moreira 
2° Rubi 001- Márcio Rangel Borges 
3° Even 50- Isaias Lobato de Souza

Chuva para deixar verde o pasto

                                                    Chuvas mudam a paisagem na zona rural

Depois de meses seguidos de seca intensa em todo o Espírito Santo, o Sul também sentiu as dificuldades do plantio sem água, mas no fim de setembro e  nos primeiro dias de outubro, a chuva mudou a paisagem na zona rural. De acordo com a meteorologia, choveu 90 mm somente no mês de setembro, bom momento para investir em plantios para a nutrição do animal. 
Segundo a zootecnista, Valesca Ávila, técnica do programa “Mais Leite”, esse é o momento de preparar a reserva e a suplementação  de comida para a época da seca e de formar pastagens. “ É o momento que o produtor tem que estar atendo as recomendações necessárias de adubação, de acordo com a análise de solo e o de tipo de cultura a ser plantada. 
Por isso, o planejamento é importante, o produtor tem que se organizar como fazer a análise de solo com antecedência. Medidas como ter um calendário bem definido para plantio, calcular a necessidade desses insumos, adquiri -los e aplicá-los de tal forma são necessários. Depois disso, verificar a quantidade de área  necessária plantada referente ao número de animais e a escolha das culturas. O momento adequado do plantio para que venha à atender  quantitativamente e qualitativamente a oferta  de suplementação”, destaca Valesca.

Colagua participa de Feira em Alegre

                                                Sucesso na Feira de Alegre e união de funcionários

A 1° Feira de Negócios de Alegre aconteceu no Parque de Exposições da cidade e reuniu 75 empresas divididas em 115 estandes. O fluxo de público surpreendeu entre os dias 7 a 9, de acordo com a organização, cerca de 15 mil pessoas passaram pelo evento. A Colagua mais uma vez se fez presente, o espaço oferecido foi junto ao supermercado Big Conrado,parceria que vem dando certo na região. 
“Fiquei realmente impressionado com a participação, ficamos em um ponto estratégico, o que favoreceu o contato com o público. Muitas pessoas conheciam o queijo, mas não o restante dos produtos. A divulgação da Colagua foi importante no evento”, destaca o Supervisor de Vendas, Vilmar Diniz. 

                                                 Apoio do Big Conrado foi fundamental no evento

Agroindústria tem crescimento

No mercado onde a oscilação tem sido regra em diversos produtos, na Colagua os produtos estão tendo uma ótima aceitação, o que levou o aumento nas vendas. Para o Supervisor de Vendas, o trabalho de degustação nas principais redes de supermercados da região vem surtindo efeitos positivos. “O mês de agosto, por exemplo, batemos recorde de vendas. Estamos fazendo esse trabalho há um ano e meio”, destaca Vilmar. 

Toda essa melhora só é possível devido a qualidade da marca que faz parte da história regional e começa no campo, com o cooperado e segue na indústria em todas as etapas.. “A fabricação de um bom produto , com características adequadas,  só é possível a partir de matérias-primas também de boa qualidade.  A Colagua tem o  compromisso com a qualidade dos produtos. Ficamos satisfeitos quando o consumidor valoriza essa qualidade” finaliza Juliana Mota, responsável pelo setor de qualidade. 

                                                         Consumidores de Alegre aprovaram o evento

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Cooperado usa informação no campo

                                                      Família nos cuidados diários do sítio

Marcelo de Faria Paizante fala da produção de leite com tanto amor que os olhos brilham. O produtor que mora na localidade de Santa Terezinha, distrito de Mundo Novo, em Dores do Rio Preto, vem atuando na produção há 16 anos. O ofício foi passado pelo pai todo esse tempo, de lá pra cá, a dedicação é muito grande dia a dia nas propriedades da família. O agricultor também investe no café e eucalipto, mas confessa que a “paixão” está na produção leiteira.

A relação da família com a terra é antiga, veio com o avô de Marcelo, Mário Paizante Pereira e vem se fortalecendo, através das gerações. Esse fortalecimento acontece através de informações em genética, nutrição e manejo, para aperfeiçoar sempre mais os negócios da família, principalmente na produção leiteira que cresceu consideravelmente. São 35 animais produzindo que geram quase 900 litros por dia.

“Antes na propriedade tinham muitos animais antigos, a realidade mudou porque não abrimos mão de inseminação bem acompanhada. Do bezerro até a vaca, temos animais de alta genética. Tudo tratado dentro da técnica e conseguimos ter lactação até com 24 meses, Tenho preocupação de sempre participar de cursos e palestras, também ofereço capacitação para os funcionários”, destaca Marcelo.

O produtor também tem destaque em Feiras Agropecuárias participando de concursos leiteiros. No município de Divino de São Lourenço, chegou em 1° lugar, com um animal que rendeu 45kg. Na sequencia foram várias festas, também com ótimas classificações, o que rendeu bastante venda genética na propriedade, já houve um aumento de fluxo de animais. O cooperado também fala com orgulho da preocupação com meio ambiente. “Todos os dejetos do curral seguem direito para adubação nas pastagens, temos também uma reserva legal com 55 hectares, nunca faltou água e temos 35% da reserva reconhecida. Temos toda documentação legal do processo”, afirma o cooperado.

                                          Seguindo a risca as orientações Marcelo vai ampliar a produção

Marcelo está otimista em ampliar o negócio com apoio da Colagua, já que é cooperado há seis meses e vem recebendo visitas técnicas para a devida organização. “Estamos fazendo redefinição de áreas de pastagens, tudo isso, para aumentar a quantidade e qualidade, além do planejamento com adubação. Estamos fazendo o passo a passo da higienização nos procedimentos de ordenha”, lembrou a zootecnista Valeska Ávila.

sábado, 1 de outubro de 2016

Cooperado será destaque no Informe de Outubro

Marcelo, a esposa e o filho receberam a visita da equipe Colagua

Uma história de muito trabalho e dedicação. A frase resume bem a história de Marcelo de Faria Paizante, morador da localidade de Santa Terezinha, distrito de Mundo Novo, em Dores do Rio Preto. A realidade de Marcelo com a produção leiteira será destaque no próximo exemplar do Informe Colagua, que será entregue no fim deste mês aos cooperados e a comunidade. Na tarde deste sábado, 1, ele e a família receberam a equipe Colagua para uma entrevista. Dados sobre a produção, o empenho dos animais, genética e nutrição fazem parte da matéria. Mais um cooperado que está satisfeito com a Colagua, que valoriza a região do Caparaó e desenvolve um trabalho, com informação. Não percam! Informe Colagua, a comunicação do cooperado.

Marcelo com a vaca Bruma destaque em concursos leiteiros

Apresentação dos produtos Colagua chama atenção

                                                     Registro da visita dos colaboradores de Vitória na Colagua 

A divulgação dos produtos da Serra do Caparaó tem sido elogiada muito nas redes sociais, a apresentação dos produtos da Colagua chamou a atenção das pessoas que são de Guaçuí e de certa forma, se sentem orgulhosas quando encontram tanta qualidade e produtos da região entrando em grandes mercados. A equipe de Vitória esteve neste mês em Guaçuí, para conversar com o Presidente Burthon Moreira e também com outros funcionários. Levar o nome da cooperativa, simplesmente é conduzir a região para o desenvolvimento.

Delegado de Guaçuí visita a colagua

                                               Delegado fica satisfeito com a produção da cooperativa

Uma visita importante marcou o mês de setembro na cooperativa, o delegado responsável por Guaçuí José Maria Martins, conversou durante algum tempo com o Presidente Burthon Moreira para visitar a estrutura da Colagua, mas também para falar sobre dicas de segurança que devem ser passadas aos pecuaristas. A delegacia vem se esforçado para combater furtos a animais, máquinas de trabalhos, entre outros, mas só o registro de ocorrência ajuda a Polícia Civil. 
A impressão que o delegado teve do sistema de cooperação foi a melhor possível, a industria e todo o sistema de funcionamento da produção chamou a atenção de José Maria. “Achei o espaço muito bom e ver de perto a produção industrial da região foi importante, para ter uma noção de todo funcionamento”, afi rma o delegado. Entre os assuntos da conversa, crimes que acontecem na zona rural estão sendo investigados, como o que aconteceu na propriedade do agricultor Isaías Lobato, zona rural de Guaçuí, mas a ausência de testemunhas e a distância dos locais, dificulta a solução dos furtos. Os moradores precisam sempre noticiar a polícia, para que o patrulhamento, a medida do possível, seja feito. A polícia precisa saber o que está acontecendo. 
“Quando o agricultor deixa de comunicar o que está acontecendo, acabamos de fato sem saber o que fazer. Mas a orientação com dicas de segurança se faz muito importante, mesmo um pouco distantes, os vizinhos precisam criar mecanismos de comunicação. Não se pode facilitar também”, finaliza, o delegado José Maria.

Feira mobilizou vários setores


Os organizadores da 1° Feira de Negócios confirmaram que houve superação das expectativas. De acordo com o Presidente da Acisg, Associação Comercial e Industrial de Serviços de Guaçuí, Marcos Jahuar, que criou o evento, tudo foi perfeito e ultrapassou os planejamentos. Cada comerciante teve a consciência de mostrar o que tinha de melhor, sem se preocupar muito com as vendas. 

                                     Funcionários e cooperados participaram do evento, fizeram questão de marcar presença

A integração com agricultura foi um diferencial na Feira e acabou sendo, o principal motivo que estimulou a Colagua a fazer está parceria. “Sem agricultura não tem comércio. A feira está linda, por isso, trouxemos agronegócio e a agroecologia. O exemplo dessa união do campo e indústria é a Colagua, a conta é simples, se a Colagua continuar existindo vai gerar empregos para as próximas gerações. Queremos começar da base essa conscientização”, finalizou Jahuar. 


A interatividade na 1° Feira de Negócios de Guaçuí não foi nada acidental, esse era o principal objetivo para mostrar ao público os setores organizados de Guaçuí sendo à base da economia da cidade. De acordo com Rodrigo Simões, um dos diretores da Acisg, o evento superou todas as expectativas e principalmente é que todo o dinheiro vai ficar em Guaçuí, desde montagens, aos stands e passando pela praça de alimentação. As vendas foram satisfatórias e mais que isso, apenas 10% que participaram não eram associados. “Isso só provou que podemos fazer uma festa linda e com pessoas daqui. O setor privado precisa fazer essa mobilização”, finalizou Rodrigo.

Cooperativa é destaque na 1° Feira de Negócios


                                           Equipe reunida durante o evento

Durante os quatro dias da 1° Feira de Negócios de Guaçuí, o stand da Colagua foi um dos mais visitados durante o evento. Um espaço privilegiado contemplou uma mesa com um mix de produtos para a degustação do público. Muitas pessoas se surpreenderam com sabor e qualidade, principalmente pessoas de outros municípios que marcaram presença na feira. Espaço também, para contar a história da indústria que há quase 60 anos surgiu com a união de pecuaristas de Guaçuí, que sonharam e chegaram a melhores resultados. A informação sobre a Colagua foi apresentada através de um documentário, o Informe Colagua e no atendimento dos funcionários que se dedicaram todos os dias.
Para o Presidente da Colagua, Burthon Moreira, o saldo foi muito positivo da participação da cooperativa. “Nosso stand recebeu inúmeras visitas de cooperados, conselheiros, parceiros, colaboradores e produtores rurais. Esse sucesso foi alcançado pela participação, envolvimento e entusiasmo de nossos colaboradores. Resta-me apenas agradecer a todos que contribuíram pelo fortalecimento da Colagua”, afirmou Burthon. 
A conversa com o público se transformou em um elo importante para a divulgação da marca Colagua, esse é o trabalho diário do vendedor Robson Nogueira, que tem um entusiasmo que faz diferença nas vendas. “Eu visito o cliente e de perto sinto as necessidades. Temos a confi ança do cliente e isso é muito importante. Nosso produto é conhecido em diversas cidades, temos qualidade, carinho no atendimento, acima de tudo higiene no produtos”, destaca Robson. 
Um trabalho que vem se consolidando através de constantes divulgações nos principais mercados da região com as degustações. “A Feira foi importante para fazer avalia- ções, incrível a participação desta equipe sempre unida. Estou muito satisfeito”, lembrou o Supervisor de Vendas, Vilmar Diniz. A fabricação de um bom produto , com características adequadas só é possível a partir de matérias-primas também de boa qualidade. “A Colagua tem o compromisso com a qualidade dos produtos, e fundamental o reconhecimento da qualidade dos produtos pelo consumidor”, lembra a responsável pelo setor de qualidade, Juliana Aguiar Mota.