Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Cooperado usa informação no campo

                                                      Família nos cuidados diários do sítio

Marcelo de Faria Paizante fala da produção de leite com tanto amor que os olhos brilham. O produtor que mora na localidade de Santa Terezinha, distrito de Mundo Novo, em Dores do Rio Preto, vem atuando na produção há 16 anos. O ofício foi passado pelo pai todo esse tempo, de lá pra cá, a dedicação é muito grande dia a dia nas propriedades da família. O agricultor também investe no café e eucalipto, mas confessa que a “paixão” está na produção leiteira.

A relação da família com a terra é antiga, veio com o avô de Marcelo, Mário Paizante Pereira e vem se fortalecendo, através das gerações. Esse fortalecimento acontece através de informações em genética, nutrição e manejo, para aperfeiçoar sempre mais os negócios da família, principalmente na produção leiteira que cresceu consideravelmente. São 35 animais produzindo que geram quase 900 litros por dia.

“Antes na propriedade tinham muitos animais antigos, a realidade mudou porque não abrimos mão de inseminação bem acompanhada. Do bezerro até a vaca, temos animais de alta genética. Tudo tratado dentro da técnica e conseguimos ter lactação até com 24 meses, Tenho preocupação de sempre participar de cursos e palestras, também ofereço capacitação para os funcionários”, destaca Marcelo.

O produtor também tem destaque em Feiras Agropecuárias participando de concursos leiteiros. No município de Divino de São Lourenço, chegou em 1° lugar, com um animal que rendeu 45kg. Na sequencia foram várias festas, também com ótimas classificações, o que rendeu bastante venda genética na propriedade, já houve um aumento de fluxo de animais. O cooperado também fala com orgulho da preocupação com meio ambiente. “Todos os dejetos do curral seguem direito para adubação nas pastagens, temos também uma reserva legal com 55 hectares, nunca faltou água e temos 35% da reserva reconhecida. Temos toda documentação legal do processo”, afirma o cooperado.

                                          Seguindo a risca as orientações Marcelo vai ampliar a produção

Marcelo está otimista em ampliar o negócio com apoio da Colagua, já que é cooperado há seis meses e vem recebendo visitas técnicas para a devida organização. “Estamos fazendo redefinição de áreas de pastagens, tudo isso, para aumentar a quantidade e qualidade, além do planejamento com adubação. Estamos fazendo o passo a passo da higienização nos procedimentos de ordenha”, lembrou a zootecnista Valeska Ávila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário