Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Família está apostando na inovação

Pai e filha na lida diária do sítio

A inovação faz parte da família do Francisco de Assis Dessi, que tem um sítio na localidade de Pedra Preta, em Divino de São Lourenço. Aprendeu a trabalhar com a produção leiteira ainda no tempo do pai e ao longo dos anos, passou para as três filhas todo o trabalho. De lá pra cá muitas coisas aconteceram, nos últimos meses resolveu investir em piquetes rotacionados, faz parte do projeto “Mais Leite” e tem a genética como prioridade. Os resultados estão no leite que tem qualidade destacada, além de animais, que disputam os concursos leiteiros e ganham. 

“O técnico vem nos visitar com frequência e passa todas as orientações. Estamos com nove vacas que o veterinário confirmou, através de exames, que estão em período de gestação. Temos hoje, quinze animais no leite, uma produção que já chegou aos 250 litros dia com duas tiradas, teve uma pequena redução, mas com índices positivos de qualidade”, destaca Francisco. 

                                                       Animais que tem genética e cuidados

O processo de piquete foi feito antes com análise de solo, as vacas já começam a pastar durante o dia nas áreas determinadas. Importante é frisar que num espaço de dois hectares, os animais conseguem receber a nutrição suficiente. O sítio é um exemplo de agricultura familiar com cultivo de café e produção leiteira. Outro ponto que chama atenção diz respeito à filha, Márcia Dessi, trabalha junto com o pai, participando de todos os processos. É a mulher na agricultura! 

                                                            
                                                                  Márcia é um exemplo de mulher na pecuária

“Nós trabalhamos agora com a ordenhadeira, isso melhorou muito a produção e deu também, agilidade ao trabalho. Dividimos o tanque com mais três pecuaristas que também mandam o leite para a Colagua. A diversificação do café na propriedade ainda persiste, conseguimos manter esse equilíbrio, junto com meu pai estamos buscando sempre melhorar”, afirma Márcia. A família já foi destaque na série “Caminhos do Leite” que foi feita pelo Informe Colagua, no ano de 2014. Eles são exemplos de pessoas que trabalham com amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário