Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Moscas incomodam animais nos currais

                                                  Moscas incomodam os animais nos currais

É comum ver nos currais, neste período do ano, as moscas dos estábulos, insetos que ficam perto dos animais causando incomodo e em cadeia, perda de produção e falta de higiene no local. Combater a invasão não é coisa fácil e vem sendo muito estudada, mas o pecuarista da Colagua pode tentar amenizar essa praga, para não interferir na produção de leite. 
As reclamações dos pecuaristas são sempre recebidas pela Consultora Técnica da Colagua, a zootecnista Valeska Ávila, de acordo com ela, as moscas se concentram no curral devido que as fêmeas depositam os ovos na massa fecal dos bovinos, podendo por durante a vida, que são 40 dias, a fêmea pode postar até 300 ovos, por isso, a importância de se fazer uma boa higienização dos currais e de ter local adequado, como uma esterqueira, para se colocar o esterco. 

                                                  Os animais sofrem com as picadas dos insetos

 “O prejuízo para o produtor vem da picada da mosca que são picadas dolorosas, deixam os animais nervosos e irritados, prejudicando seu crescimento, produção animal e atividade reprodutiva. Uma mosca chega a picar o hospedeiro até 40 vezes por dia. Além disso, estimou-se através de estudos, que a perda de peso em um bovino com 500 moscas em média, perderia 40 kg de peso vivo por ano. Outra observação é o aumento de abortos em vacas e novilhas, devido ao estresse causado pela mosca”, destaca Valeska. 
A zootecnista acrescenta ainda, que para se controlar o problema, a limpeza do curral é muito importante, deve se ter um local adequado para o depósito do esterco, já que no material as moscas colocam ovos. Vale usar também, produtos químicos, biológicos e homeopáticos, que auxiliam atualmente no combate da mosca do chifre. 
Em São Paulo, pesquisadores fazem a ligação do crescimento desordenado da mosca-dos-estábulos e a distribuição, nas usinas de cana-de-áçucar, da vinhaça, misturada á palha da cana, se constitui um ambiente propício para o desenvolvimento e multiplicação dos insetos, o que causa grande prejuízo aos criadores de gado. Os responsáveis pelo relatório enfatizam que até o momento, não existe uma solução técnica para o problema, sendo necessário alertar para a importância de adotar ações para minimizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário