Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Orientações para a inseminação de animais no verão

                                          O pecuarista precisa observar as condições que vive o animal

A genética aplicada nas propriedades de leite virou uma regra de difícil regressão, um gado melhor significa mais produção e também qualidade do leite. Segundo especialistas, no verão normalmente as vacas apresentam menor taxa de serviço e reduzida taxa de concepção. O efeito do verão sobre a fertilidade ocorre principalmente na qualidade do cio. No entanto, hoje se entende que os efeitos deletérios vêm desde as vacas do pré-parto, e isto, se alastra até o pós-parto das fêmeas. A orientação é fundamental nesses processos. 
De acordo com Alexander Veludo, assessor da Alta Gentic, existem muitos estudos sobre o procedimento. “O impacto econômico, em quem deixa de cuidar da reprodução das vacas de leite em qualquer época do ano é muito alto. O número a ser avaliado é a taxa de prenhez, hoje, temos uma importante ferramenta para mensurar esse índice, que é o Alta Gestão. Se o rebanho tem menos vacas prenhas, significa menos leite produzido no futuro. Existe quem usa a estratégia de concentração de partos no inverno, mas é importante lembrar da variação de fluxo de caixa e o planejamento de forragem”, destaca Alexander. 
O produtor pode inseminar vacas no período do verão, no entanto é fundamental, estabelecer também estratégias de conforto animal, tentando aumentar sombreamento, reduzir gasto energético e estresse por barro, além de, ajustar a dieta das fêmeas. “Temos problemas tanto na taxa de demonstração de cio, onde locais de muito barro ou muito escorregadios reduzem a taxa de demonstração de cio. A chave é tentarmos manter o sombreamento e redução de áreas com acúmulo de lama durante o período, pré e pós parto. A orientação para a inseminação precisa da a observação do cio, de acordo com especialistas, geralmente é de 12 a 16 horas após o início do cio. IATF – 48 a 52 horas após a remoção do dispositivo de progesterona”, acrescenta Alexander. 
Para trabalhar esse avanço genético, a Alta, investe no programa “Concept Plus”. “Nós acreditamos que não existe melhoramento genético sem a prenhez. O sêmen é avaliado em grandes fazendas nos EUA com mais de mil vacas em lactação. Isso garante uma confiabilidade alta quanto a qualidade do sêmen. Se você quer concepção acima da média use touros Concept Plus”, destaca o especialista. A Colagua tem uma parceria com a Alta Genetic, o armazém oferece os produtos de qualidade e com orientação para os pecuaristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário