Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Vacas confinadas e com boa produção


Na Localidade de Córrego do Bonfim, em Espera Feliz, perto da divisa com o Espírito Santo, o trabalho começa cedo. Os cafezais que fazem o contorno da serra estão em alta produção, mas há pouco mais de dois anos, a produção de leite tem se mostrando uma ótima fonte de renda na propriedade de Pedro do Carmo Brinatti. Esse investimento e dedicação, só aconteceram porque o proprietário resolveu fazer uma parceria com o funcionário Brainer Torlini Thomé, a exemplo do que acontece no café. O impulso só ganhou mais força, depois que os dois optaram por serem cooperados da Colagua.

É do Brainer, toda a responsabilidade de se preocupar com a ordenha duas vezes ao dia, também com detalhes de nutrição e o aprimoramento genético dos animais. Depois de um curso de inseminação, o pecuarista conseguiu estudar de perto cada animal do sítio e sente aos poucos, o resultado no aumento da produção e na redução de problemas de saúde das vacas. “Depois de inseminar consegui perceber a melhora, temos oito vacas inseminadas, o veterinário da Colagua confirmou a prenhez, o que nos deixa mais ansiosos para aumentar a produção de leite. Temos hoje, doze vacas na tiragem, fazendo uma ordenha de 200 litros dia, mas quando começamos até alcançamos uma marca maior, devido a animais que estão de descanso, esse número reduziu. Estamos trabalhando para crescer mais”, destaca Brainer. 

O jovem de 28 anos, optou junto com o proprietário da terra pela Colagua, porque sentiu a importância dos benefícios da Cooperativa de Guaçuí. Quando enviava leite para laticínios particulares, nunca teve acompanhamento e atendimento de qualidade. A propriedade entrou no grupo do programa “Mais Leite”, com assistência técnica e orientação, a gestão da propriedade melhorou consideravelmente. Diferente de outros lugares, os animais ficam mais no sistema de confinamento, já que boa parte das terras, contam com lavouras de café. 

“O gado fica na estrutura do curral e tem um pequeno espaço, com sombra e água para descansar. Por isso, trabalhamos intensamente com a silagem, para a próxima entressafra estamos trabalhando com 120 toneladas de silo, que estão espalhados em pontos estratégicos do sítio”, destacou Brainer, que lembrou também que o proprietário Pedro Brinatti, se dedica a outras propriedades, mas sempre dá suporte na pecuária de leite. Os dois pretendem ampliar a parceria no leite.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário