Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Encontro na comunidade de Santa Catarina



                                         O Presidente da Colagua falou sobre a importância da cooperativa

Produtores da comunidade de Santa Catarina, zona rural de Guaçuí, tiveram uma reunião bem produtiva na última terça-feira, 3, para desenhar caminhos e superar os desafios na qualidade do leite. Onze pecuaristas fazem parte do tanque de leite que abastece a cooperativa. Estiveram presentes representantes da Colagua e também do Incaper, produtores entenderam a importância de buscar o aperfeiçoamento no setor e melhorar as condições de vida.

Para o Presidente da Colagua, Burthon Moreira, a reunião foi muito proveitosa porque não houve imposição para o melhoramento, mas sim a pontuação de como um leite de qualidade gera mais renda, além de ser seguro para o consumidor. “A ideia não foi cobrar e muito menos, impor situações aos produtores. A pergunta foi feita: qual o desafio que precisa ser superado? Mostramos vários casos de produtores que passaram a ganhar mais com a qualidade. Nós da Colagua, nos colocamos a disposição para apoiar e oferecer cursos, também falamos da importância da presença no dia a dia da cooperativa”, destaca Burthon.

A conversa com os produtores contou com a presença do coordenador do Incaper de Guaçuí, Maxwel Assis de Souza, que avaliou muito positivamente a proximidade com os agricultores e a parceria com a Colagua. “A melhoria da qualidade do leite passa também pela quebra de paradigmas, isto será possível através da educação e formação dos nossos pecuaristas, pois mais do que produzir o leite em quantidade, se deve mudar os conceitos de como produzi-lo. Os métodos de extensão utilizados nesta parceria, serão implementados para envolver todo o conjunto de processos, atividades dentro da propriedade e a relação do produtor com a Cooperativa, pois esta relação precisa ser mais próxima e transparente de ambas as partes. O cooperado precisa se sentir "dono" da Cooperativa e a Cooperativa olhar para o cooperado como ente fundamental no crescimento da mesma, não só pelo aspecto do tipo de produto entregue para processamento”, afirma Max.
O representante do Incaper também destacou a importância da Cooperativa para toda região do Caparaó. “Acredito na grandeza da Colagua, como acredito na capacidade de mudança de postura por parte dos produtores para melhorar a qualidade do leite produzido, para que tenhamos um produto final de melhor qualidade, em condições de competir com o mercado de lácteos e de gerar recursos para a Cooperativa e para os cooperados. O caminho a seguir é o da informação e formação para que as mudanças sejam internalizadas e realizadas por cada um de nós”, finalizou.

O bate papo já gerou frutos. Na próxima semana, um curso de dois dias será ministrado na comunidade pelo Incaper com apoio da Colagua. De acordo com a zootecnista do Incaper, Lorena Vidal, o módulo já aconteceu em outras associações de Guaçuí, sempre com foco no melhoramento da retirada do leite e resfriamento. “Vamos realizar o curso nos dias 9 e 10 de maio, no primeiro momento vamos fazer uma conversa teoria, mostrando técnicas, com muitas informações e slides e no segundo dia, vamos ao curral mostrar os procedimentos na prática”, comenta Lorena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário